TítuloPreferência para produtos manufaturados e serviços nacionais em licitações : uma análise crítica à luz do desenvolvimento nacional sustentável
Autor(es)Pércio, Gabriela Verona
Ramos, Flávio
Data de publicação01-2012
ResumoTece considerações sobre a busca de geração de políticas públicas e a utilização das contratações administrativas como ferramental indutor do crescimento de setores estratégicos do mercado nacional. Faz uma breve digressão histórica e contextualiza o tema das políticas públicas no Brasil, trazendo alguns aspectos do debate que o circunda. Aborda a configuração do Estado, a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas no Brasil e a utilização das licitações públicas como instrumentos de regulação inerente à atuação interventiva do Estado na economia. Delimita as normas que possibilitam atualmente o estabelecimento de margens de preferências para produtos manufaturados e serviços nacionais em licitações realizadas pelo poder público brasileiro.
AssuntosPolítica de desenvolvimento, Brasil
Desenvolvimento econômico, Brasil
Políticas públicas, Brasil
Produto industrializado, Brasil
Intervenção do Estado na economia, Brasil
Licitação, Brasil
Desenvolvimento sustentável, Brasil
FontePÉRCIO, Gabriela Verona; RAMOS, Flávio. Preferência para produtos manufaturados e serviços nacionais em licitações: uma análise crítica à luz do desenvolvimento nacional sustentável. Interesse Público, Belo Horizonte, v. 14, n. 71, jan./fev. 2012. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/45470>. Acesso em: 26 mar. 2012.
Revista Trimestral de Direito Público: RTDP, Belo Horizonte, n. 58, p. 226-241, nov. 2013.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/45470
Arquivo TamanhoFormato 
preferencia_para_produtos_percio.pdf87.6 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: