TítuloA reforma processual
Autor(es)Andrighi, Fátima Nancy
Data de publicação22-03-2002
ResumoO artigo trata de mudanças ocorridas no Poder Judiciário de alguns países no âmbito da modernização e racionalização dos serviços prestados para equacionar o problema da morosidade e o alto custo da prestação jurisdicional. A autora aborda as contribuições produzidas pela reforma ainda em andamento pelo Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira e Athos Gusmão Carneiro ao processo civil, no entanto reconhece que as providencias que se tem tomado não produziram o efeito desejado.O Poder Judiciário brasileiro continua sendo alvo de criticas e a prestação jurisdicional não tem sido entregue num tempo razoável. Conclui com a importância de uma verdadeira reforma e com a reflexão “Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar?”.
NotasPronunciamento proferido em ocasião do Congresso de Direito Processual Civil em Porto Alegre em 22 de março de 2002.
AssuntosPoder judiciário, atuação
Poder judiciário, administração
Celeridade processual
Legislação processual civil, reforma
Direito processual civil
FonteANDRIGHI, Fátima Nancy. A reforma processual. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/659>. Acesso em: 10 nov. 2011.
TipoDiscurso
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/659
Arquivo TamanhoFormato 
Reforma_ Processual.pdf94.48 kBPDFVisualizar