TítuloO poder judiciário e a arbitragem
Autor(es)Andrighi, Fátima Nancy
Data de publicação23-10-2000
ResumoO texto compreende a relevância da instalação do Tribunal Arbitral Do Comércio em São Paulo como meio alternativo eficiênte e seguro de solução de conflitos. A autora ressalta que não é de interesse do Tribunal de Justiça, acumular processos que demandariam tempo, recursos, e disponibilidades para julgamento, desse modo, vige hoje no país dois meios Judiciais postos à disposição dos cidadãos: a Justiça Tradicional e a Justiça Especial; e um meio Jurisdicional: a Arbitragem. Neste contexto apresenta os procedimentos e as outras modalidades de intervenção do Poder Judiciário estatal no âmbito do procedimento arbitral que são necessárias para amenizar o quadro deficitário dos serviços judiciais.Conclui que este é o momento mais importante de entrelaçamento, entre o Poder Judiciário e o Tribunal Arbitral, cuja colaboração mútua é a única forma de fazer vingar este eficiente instrumento alternativo de resolução de conflitos.
NotasPalestra proferida no tribunal arbitral do comércio, plenário da junta comercial do estado de são Paulo em 23.10.2000.
AssuntosPoder judiciário, Brasil
Poder judiciário, estrutura
Poder judiciário, funcionamento
Justiça especial
Tribunal Arbitral do Comércio de São Paulo
Prestação jurisdicional
Celeridade processual
FonteANDRIGHI, Fátima Nancy. O poder judiciário e a arbitragem. Brasília, DF, 2000. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/677>. Acesso em: 9 nov. 2011.
TipoPalestra
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/677
Arquivo TamanhoFormato 
Poder_Judiciario_Arbitragem.pdf127.27 kBPDFVisualizar