TítuloOs tribunais de contas e sua importância institucional: origem: os tribunais de contas nas constituições da Alemanha, Argentina, Chile, Espanha e Portugal: relação, no Brasil, com a Lei de Responsabilidade Fiscal
Autor(es)Delgado, José Augusto
Data de publicação2006
ResumoAborda os tribunais de contas no Brasil e as configurações presentes em algumas cartas constitucionais alemãs, argentinas, chilenas, espanholas e portuguesas. Fala também sobre o bom mérito recebido pelos tribunais de contas no Brasil que seguem quase o mesmo sistema dos mais conceituados tribunais de contas da Europa. Apresenta ainda em forma de enunciados, os princípios e as regras que devem ser seguidas pelo Tribunal de Contas no Brasil. Por fim, comenta a lei de responsabilidade fiscal que atribui aos tribunais de contas a responsabilidade de fazer com que ela alcance os seus objetivos.
Notas- Texto de autoria de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
AssuntosTribunal de contas, aspectos constitucionais
Tribunal de contas
Responsabilidade fiscal
Responsabilidade administrativa
Administração Pública
EditoraJuruá
FonteALVIM, Arruda; ALVIM, Eduardo Arruda; TAVOLARO, Luiz Antonio (Coord.). Licitações e contratos administrativos: uma visão atual à luz dos tribunais de contas. Curitiba: Juruá, 2006. p. 113-134.
TipoCapítulo de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8312
Arquivo TamanhoFormato 
Os_Tribunais_de_Contas_e_a_sua_Importância.pdf201.97 kBPDFVisualizar