TítuloConexão de causas
Autor(es)Silva, Edward Carlyle
Data de publicação2006
ResumoO autor trabalha com o tema de conexão de causas no processo civil. Examina, no primeiro capítulo, a demanda, seu conceito, seus elementos e a questão da cumulação de causas. No segundo capítulo é apresentada a conexão, tanto sob o prisma teórico, como em hipóteses específicas do ordenamento pátrio. Nos dois capítulos seguintes são vistas a reunião de causas conexas e os requisitos para tanto. Matérias delicadas como a iniciativa do juiz para provocar a reunião, o requerimento do Ministério Público e a 'crise do processo' são tratadas com incomum tranqüilidade. Também a principiologia não é esquecida; a pacificação social, a economia, a não contradição das decisões e a eficácia jurídica são estudadas enquanto fundamentos da cumulação. No quinto capítulo é analisado o procedimento, destacando-se hipóteses extremamente interessantes como o conflito de competência entre juízos por força da reunião, a instrução, a sentença e os recursos, e, ainda, a reunião nos Juizados Especiais Cíveis.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 347.922.7(81) S586c Código de barras: STJ00064341
AssuntosConexão de causas
Processo Civil
Demanda Judicial
EditoraRevista dos Tribunais
FonteSILVA, Edward Carlyle. Conexão de causas. Prefácio: Leonardo Greco; apresentação: Humberto Dalla B. de Pinho. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. 240 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8395
Arquivo TamanhoFormato 
Conexão_de_Causas.pdf28.94 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: