TítuloTeoria da Legitimidade do Direito e do Estado: uma abordagem moderna e pós-moderna
Autor(es)Diniz, Antonio Carlos de Almeida
Data de publicação2006
ResumoRealiza um exame da teoria da legitimidade sob enfoque interdisciplinar, desenvolvendo seus argumentos a partir de categorias históricas, políticas, sociológicas e jurídicas. O tema é desenvolvido tendo como pano de fundo duas categorias de época: a modernidade e a pós-modernidade. Primeiramente, o autor descortina os antecedentes históricos e filosóficos das formas de legitimidade e estabelece os contornos gerais das teorias filosóficas, normativas e sociais da legitimidade desde as formulações contratualistas de Hobbes e Locke até seus modelos doutrinários mais recentes, de inspiração radicalmente democrática, como a ética discursiva proposta por Habermas. Analisa os pressupostos da obediência à autoridade estatal e examina a gênese e dialética das relações entre legitimidade e legalidade no âmbito do Estado moderno. Por fim, define a posição ocupada pela legitimidade em face da constelação de exigências, riscos e desafios com que se defrontam os sistemas políticos e jurídicos em sociedades pós-modernas.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 342.36(81) D585t Código de barras: STJ00064769
AssuntosLegitimidade
Legalidade
Estado Democrático de Direito
John Locke
Thomas Hobbes
Jürgen Habermas
EditoraLandy
FonteDINIZ, Antonio Carlos de Almeida. Teoria da legitimidade do direito e do Estado: uma abordagem moderna e pós-moderna. Prefácio: Antonio Cavalcanti Maia. São Paulo: Landy, 2006. 266 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8418
Arquivo TamanhoFormato 
Teoria_da_Legitimidade_do_Direito.pdf23.58 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: