TítuloA revisão judicial dos atos administrativos de órgãos reguladores e de defesa da concorrência
Autor(es)Alves, Eliana Calmon
Data de publicação04-04-2003
ResumoApresenta aspectos da evolução do Poder Judiciário no Brasil, descrevendo o seu quadro estrutural perante o Estado Democrático e as mudanças ocorridas no Direito Público decorrentes da flexibilização da atuação estatal na Administração Pública. Relata as vantagens e desvantagens das agências reguladoras na estrutura do novo modelo da Administração. Discorre sobre as funções dessas agências e do Conselho de Administração de Defesa Econômica (CADE) como uma espécie de contencioso administrativo para a concorrência. Faz também considerações sobre o limite de atuação do Judiciário quando revê decisões emanadas de órgãos da administração e, ou na solução de conflitos.
NotasPalestra proferida no dia 4 de abril de 2003, no Seminário sobre a Justiça, promovido pelo Conselho da Justiça Federal, em Brasília.
AssuntosPoder judiciário
Administração pública
Direito público
Reforma administrativa
Agência reguladora
FonteALVES, Eliana Calmon. A revisão judicial dos atos administrativos de órgãos reguladores e de defesa da concorrência. Brasília, DF, 2003. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/87>. Acesso em: 28 out. 2011.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/87
Arquivo TamanhoFormato 
Revisão_Judicial_Atos.pdf90.33 kBPDFVisualizar