TítuloA Política Criminal de Drogas no Brasil: do discurso oficial às razões da descriminalização
Autor(es)Carvalho, Salo de
Data de publicação1996
ResumoO objetivo fundamental desta obra é diagnosticar a existência da Política Criminal de drogas no Brasil e identificar a sua especificidade (perfil ideológico) fundamentando, neste movimento, a necessidade da descriminalização e as alternativas à criminalização. É senso comum a idéia de que o combate à criminalidade e particularmente ao uso e tráfico de entorpecentes são fortemente obstaculizados, no Brasil, pela inexistência de uma adequada Política criminal. A hipótese aqui desenvolvida e fundamentada rompe com este senso comum precisamente ao afirmar que tal política "existe" e tem uma coerência interna. A abordagem traz, neste sentido, uma proposta de compreensão ampla do terreno onde se desenha e move a Política Criminal de Drogas (extensão que abrange os níveis legal, dogmático e de segurança pública, e perpassando-os, o nível ideológico) a partir da ampliação do próprio conceito de Política Criminal relativamente às suas matrizes clássicas (Beccaria, Feuerbach, Liszt, etc).
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 343.57(81) C331p Código de barras: STJ00066048
AssuntosTráfico de entorpecentes (Brasil)
Política criminal (Brasil)
Segurança nacional
Entorpecente (descriminalização)
EditoraLuam
FonteCARVALHO, Salo de. A política criminal de drogas no Brasil: do discurso oficial às razões da descriminalização. Rio de Janeiro: Luam, 1996. 270 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8760
Arquivo TamanhoFormato 
A_Política_Criminal_ de_Drogas.pdf23.17 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: