TítuloAdministração judiciária na materialização da prestação jurisdicional, no âmbito do Superior Tribunal de Justiça
Autor(es)Reis, Lauro Rocha
Data de publicação2007
ResumoPesquisa realizada sobre a relevância do papel do administrador judiciário, responsável pela materialização da prestação jurisdicional, no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, consistindo em estudo de caso da realidade existente na complexa estrutura das atividades auxiliares, tanto da área meio, quanto da área fim. Análise de situações, com destaque às soluções implementadas e problemas detectados, com a conseqüente apresentação de hipóteses de solução. Apresentação, ainda, de implementação de medidas que venham tornar mais dinâmica a prestação jurisdicional, além da integração do Tribunal com as instâncias ordinárias do Poder Judiciário. Destaque de pontos necessários à valoração do escopo, tais como o monitoramento do processo legislativo, prevenindo que normas deficientes venham macular o trâmite processual; o desenvolvimento uniforme da tecnologia da informação, com a adoção de software livre, minimizando custos e viabilizando a inclusão digital de órgãos do Poder Judiciário com menor disponibilidade de recursos financeiros; a capacitação específica dos servidores que atuam como sujeitos do processo, a qualidade de auxiliares da justiça; a ampla divulgação das técnicas de pesquisa jurisprudencial em todo o país; e implementar planejamento de médio e longo prazo, de acordo com as necessidades dos jurisdicionados.
NotasMonografia apresentada ao Instituto de Cooperação e Assistência Técnica – ICAT, Pró-Reitoria da Pós-Graduação, da Pesquisa e da Extensão, do Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF, como exigência parcial à obtenção do grau de Especialista em Direito Público, sob a orientação da Professora Edna Moreira de Lima Machado.
AssuntosPrestação jurisdicional
Auxiliar da justiça
Jurisprudência, pesquisa
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Qualificação profissional
EditoraCentro Universitário do Distrito Federal – UniDF
FonteREIS, Lauro Rocha. Administração judiciária na materialização da prestação jurisdicional, no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. 2007. 96 f. Monografia (Especialização em Direito Público) Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF, Pró-Reitoria da Pós-Graduação, da Pesquisa e Extensão, Instituto de Cooperação e Assistência Técnica – ICAT, Brasília.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8852