TítuloAcesso à justiça: um direito da cidadania
Autor(es)Delgado, José Augusto
Data de publicação1997
ResumoDeclara que a evolução da ciência processual depara-se, na atualidade, com a preocupação de estabelecer regras capazes de facilitar o acesso do cidadão ao Poder Judiciário. Aborda que os estudos sobre o acesso à justiça estão se desenvolvendo dentro de um contexto que imprime valorização potencializada aos princípios da instrumentalidade e da efetividade do processo. Expõe três grandes movimentos instaurados com a finalidade de aproximar o processo do cidadão. Define que outros meios alternativos para facilitar o acesso do cidadão à Justiça podem ser instituídos pelo nosso ordenamento jurídico. O que não deve continuar a ser seguido é o sistema atual que entrega ao Poder Judiciário, que tem características rigorosamente formais, lenta e burocrática, a solução de todos os tipos de litígios. E conclui que a toga do juiz e as vestes talares do advogado devem ter o talhe da sociedade. Devem seguir o modelo querido pelo povo, de modo que expressem, em seus procedimentos, a justiça.
AssuntosAssistência judiciária, Brasil
FonteDELGADO, José Augusto. Acesso à justiça: um direito da cidadania. Informativo Jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, Brasília, DF, v. 9, n. 1, p 11-32, jan./jun. 1997. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/9310>. Acesso em: 5 dez. 2011.
DELGADO, José Augusto. Acesso à justiça: um direito da cidadania. Informativo jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, Brasília, v. 9, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 1997. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/9310>. Acesso em: 5 dez. 2011.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/9310
Arquivo TamanhoFormato 
Acesso_a_Justiça_um_Direito_da_Cidadania.pdf90.79 kBPDFVisualizar