TítuloÉtica do juiz
Autor(es)Direito, Carlos Alberto Menezes
Data de publicação2002
ResumoComenta sobre a ética e a sua acepção, como parte da filosofia que estuda, investiga, os princípios que orientam o comportamento do ser humano, e, a essência dos valores que estão presentes em qualquer realidade social, sobretudo o trabalho do Juiz. Enfatiza que o Juiz trabalha com as fontes, ainda que freqüentemente procure apenas uma delas que é a lei, e nesse trabalho ele se dedica a interpretar e aplicar a lei diante do caso concreto. Discute a moral e a consciência ética como presença na totalidade da ordem social, antes e agora e depois, permite visualizar uma outra face do comportamento humano, o campo da moral, como conduta, ligada ao agir do homem relativamente aos seus semelhantes e à sociedade. Cita Aristóteles, Mário Guimarães, Ronald Dworkin, Peter Häberle, Barbosa Moreira, Benjamin Nathan Cardoso, Tugendhat, e outros.
NotasPalestra proferida no Seminário “Ética e Justiça”, promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Rio de Janeiro – RJ. Outubro de 2002.
AssuntosDeontologia jurídica, Brasil
Juiz, poderes e atribuições, Brasil
Juiz, ética profissional, Brasil
Direito e ética, Brasil
FonteDIREITO, Carlos Alberto Menezes. Ética do Juiz. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/9385>. Acesso em: 11 out. 2011.
TipoPalestra
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/9385
Arquivo TamanhoFormato 
Etica_do_Juiz_Versão_IV.pdf95.81 kBPDFVisualizar