TítuloA revitalização da magistratura: o Juiz do final do século XX
Autor(es)Delgado, José Augusto
Data de publicação1997
ResumoAborda a questão das relações do homem com o homem em seu ambiente financeiro, econômico, político, tecnológico, de saúde, ambiental, religioso e jurídico. Identifica no ser humano uma forte angústia pela restrição exercida pelo Estado e pelas forças nele atuantes. Destaca a positividade constitucional entre os princípios estruturantes a serem seguidos pelo Estado Democrático. Enfatiza também, a missão desenvolvida pelo Poder Judiciário de, por meio de seus juízes, fazer valer a carga harmonizadora do direito positivo. Conclui comentando a necessidade do Poder Judiciário transformar sua organização, estrutura e as funções e mentalidade do Juiz no Estado Contemporâneo.
NotasPalestra proferida na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul, no Curso “A Magistratura e a pós-modernidade”, em 24/5/96.
AssuntosMagistratura, Brasil
Juiz, comportamento, Brasil
Poder judiciário, modernização, Brasil
Brasil. [Constituição (1988)]
FonteDELGADO, José Augusto. A revitalização da magistratura: o juiz do final do século XX. Informativo Jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, v. 9, n. 2, p. 107-149, jul./dez. 1997. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/9583>. Acesso em: 5 dez. 2011.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/9583
Arquivo TamanhoFormato 
A_Revitalização_da_Magistratura.pdf263.34 kBPDFVisualizar