TítuloIntrodução à criminalidade de consumo
Autor(es)Benjamin, Antonio Herman de Vasconcellos e
AssuntosCrime contra as relações de consumo
Sociedade de consumo, aspectos psicológicos
Crime econômico
Pessoa jurídica, responsabilidade penal
Data de publicação1995
EditoraDialética
FonteROCHA, Valdir de Oliveira (Coord.). Direito penal empresarial: tributário e das relações de Consumo. São Paulo: Dialética, 1995. p. 35-49.
ResumoDiscorre sobre os rumos do direito penal, aborda duas notícias da imprensa, uma das muitas histórias em que consumidores inconformados vão à luta contra grandes empresas para garantir os seus direitos. Discorre sobre o perfil do consumidor brasileiro que começa a ser remontado quatro anos depois da criação do Código Nacional de Defesa do Consumidor e que poucos eram os estudos jurídicos sobre a criminalidade de consumo. Propõe dar uma visão abreviada de alguns dos aspectos fundamentais que cercam e informam os crimes de consumo. Aborda a proteção penal do consumidor, importância e fontes. Ressalta que a sanção penal constitui o mecanismo de controle mais efetivo porque é o tipo de punição que o fornecedor mais teme. Trata dos crimes de consumo próprios e impróprios, da economia popular ao mercado de consumo, o sujeito ativo nos crimes de consumo próprios e o sujeito passivo. Por fim, comenta que o Código Penal traz figuras delituosas que resguardam interesses dos consumidores, começando por tipos penais tradicionais como o homicídio e a lesão corporal culposos.
NotasTexto de autoria de Ministro de Superior Tribunal de Justiça.
TipoCapítulo de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/30240
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