Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-6 de 6

Delpiazzo, Carlos E. (2020)
Estuda, sob a perspectiva do Direito Comparado e do Direito uruguaio, como a reclamação administrativa prévia para promover uma ação contra o Estado é um obstáculo contrário ao princípio da proteção judicial efetiva.
Artigo de revista

Delpiazzo, Carlos E. (2011)
Aborda a revocação dos atos administrativos, as causas, razões e os caminhos do mesmo sob o âmbito do Direito administrativo uruguaio. Trata do direito adquirido, da estabilidade do ato administrativo (do ponto de vista conceitual e do Direito comparado argentino e espanhol) e da segurança jurídica.
Artigo

Delpiazzo, Carlos E. (09-2007)
Analisa o direito administrativo do ponto de vista do ordenamento constitucional do Uruguai.
Artigo

Delpiazzo, Carlos E. (03-2009)
Analisa a questão da responsabilidade estatal como princípio geral de direito. Trata da extensão e da fuga do direito administrativo diante das terceirizações. Aborda a técnica do desmascaramento que a jurisprudência tem aplicado a fim de diminuir a diferença entre a verdade material e a verdade formal.
Artigo

Delpiazzo, Carlos E. (04-2010)
Examina os fundamentos constitucionais do direito administrativo uruguaio, apresentando algumas notas sobre a história e sobre as relações entre Constituição Federal e Constituição do Estado e entre Constituição Federal e Administração Pública, tendo em vista os pilares fundamentais que sustentam o Direito Administrativo e os grandes temas do presente que foram assumidos pelas normas constitucionais.
Artigo

Delpiazzo, Carlos E. (07-2003)
Estuda as características da contratação administrativa no Uruguai e traz as principais inovações recentes, especialmente no que tange a inovações tecnológicas. Aborda ainda o tema da ética na administração pública.
Artigo

Resultados 1-6 de 6