TítuloDas fallências e dos meios preventivos de sua declaração: decr. n. 917, de 24 de outubro de 1890: estudo theórico-prático
Autor(es)Mendonça, José Xavier Carvalho de
Data de publicação1899
ResumoApresenta uma síntese histórica e tece considerações sobre a natureza jurídica e a legislação pertinente ao do instituto da Falência. Discorre sobre o estado jurídico de Falência, a declaração judicial, os efeitos jurídicos da sentença declaratória da Falência, e sobre o seu período preparatório ou de informação. Também trata do tema da Concordata e de seus desdobramentos concernentes.
NotasJosé Xavier Carvalho de Mendonça nasceu em 1861 no Recife. Advogou e viveu a maior parte de sua vida em Santos, cujo Palácio da Justiça recebeu o nome do ilustre jurisconsulto. Também foi juiz de Direito da Comarca e presidente do primeiro Conselho de Intendência do Município. É professor honorário post mortem por título concedido pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, por ocasião do centenário de seu nascimento.
AssuntosFalência, legislação, Brasil
Concordata, Brasil
EditoraTypographia Brazil de Carlos Gerke & Cia
FonteMendonça, José Xavier Carvalho de. Das fallências e dos meios preventivos de sua declaração: decr. n. 917, de 24 de outubro de 1890: estudo theórico-prático (sic). BDJur, Brasília, DF, 11 mar. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/20174>.
Mendonça, José Xavier Carvalho de. Das fallências e dos meios preventivos de sua declaração: decr. n. 917, de 24 de outubro de 1890: estudo theórico-prático (sic). São Paulo: Typographia Brazil de Carlos Gerke & Cia, 1899. 2 v. em 1.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/20174
Aparece nas coleções: