Enfam

URI permanente desta comunidadehttps://bdjur.stj.jus.br/handle/2011/174029

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 15
  • livro
    Caminhos para a educação judicial brasileira
    (Enfam; Renejum, 2024) Marques, Mauro Campbell (org.)
    O livro exemplifica a articulação e o diálogo promovidos pela Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum), refletindo suas estratégias para disseminar políticas judiciárias e compartilhar boas práticas educacionais. A obra demonstra o compromisso da Renejum com a integração institucional e a troca de experiências inovadoras na formação e aperfeiçoamento da magistratura brasileira.
  • livro
    Inovação judicial: fundamentos e práticas para uma jurisdição de alto impacto
    (Enfam, 2021) Lunardi, Fabrício Castagna (coord.); Clementino, Marco Bruno Miranda (coord.)
    Aborda a ideia de inovação como um fenômeno presente em grupos sociais remotos e como propulsora de transformações positivas. Há um movimento mundial de inovação no setor público, que chegou ao Poder Judiciário brasileiro como forma de melhorar o desempenho e agregar qualidade e celeridade à atividade judicial.
  • livro
    Ejecución penal: diálogos iberoamericanos
    (Enfam, 2024) Lunardi, Fabrício Castagna; Gomes, Marcus Alan de Melo; Mata y Martín, Ricardo M.
    A obra destaca a cooperação entre programas de pós-graduação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) no Brasil, a Universidade de Valladolid na Espanha e a Universidade Federal do Pará (UFPA) no Brasil. Além disso, conta com a participação do Grupo de Pesquisa em Gestão, Desempenho e Efetividade do Poder Judiciário (GEJUD-ENFAM) e de pesquisadores de Portugal e Argentina. Esta parceria internacional enriquece a produção acadêmica ao promover um intercâmbio de conhecimentos e experiências que contribuem para o avanço no campo da execução penal. A colaboração reflete o esforço conjunto de instituições renomadas para abordar questões cruciais relacionadas à administração e aplicação da pena, oferecendo uma perspectiva multidisciplinar e abrangente sobre os desafios enfrentados pelo sistema penal em diferentes contextos geográficos e culturais. A cooperação entre essas entidades reforça a importância do diálogo e da troca de saberes no desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes para a formação e aperfeiçoamento de profissionais da magistratura, particularmente no que tange à execução penal.
  • livro
    Boas práticas de gestão na justiça
    (Enfam, 2023) Lunardi, Fabrício Castagna; Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro; Romão, Miguel Lopes
    A obra reúne contribuições de magistrados, servidores do Judiciário e acadêmicos, que elucidam as boas práticas de gestão implementadas tanto no Brasil quanto em Portugal. O livro destaca o contínuo aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, enfatizando que o cidadão é o foco central das inovações tecnológicas e das políticas públicas implementadas.
  • livro
    Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero
    (CNJ e Enfam, 2021) Conselho Nacional de Justiça (Brasil) (CNJ)
    O Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça, formado por representantes da Justiça e da academia, elaborou o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero. O objetivo do documento é reconhecer a influência das desigualdades históricas, sociais, culturais e políticas que as mulheres sofrem na produção e aplicação do direito. O protocolo destaca a necessidade de criar uma cultura jurídica emancipatória e de reconhecimento de direitos de todas as mulheres. O documento também reconhece a transversalidade da influência do patriarcado, do machismo, do sexismo, do racismo e da homofobia em todas as áreas do direito.
  • livro
    Gestão, redes e design organizacional
    (2022) Bochenek, Antônio César (coord.); Haddad, Carlos Henrique Borlido (coord.); Cantuária, Elayne da Silva Ramos (coord.)
    Apresenta os resultados do primeiro ciclo de estudos realizados por magistrados estaduais e federais, que integram o Grupo de Pesquisa Gestão de Unidades, Redes Organizacionais e Design Organizacional, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam. O grupo de pesquisa tem como objetivo estudar o Poder Judiciário sob as perspectivas organizacionais de gestão, rede e inovação, sempre atentando às novas tecnologias, à humanização e à ética das atividades dos operadores e usuários do sistema de justiça nacional.
  • livro
    Protocolo para julgar com perspectiva de gênero
    (Suprema Corte de Justicia de la Nación, 2020) Supremo Tribunal de Justiça da Nação
    O Supremo Tribunal de Justiça da Nação (STJN) publicou em 2013 o Protocolo para julgar com perspectiva de gênero, com o objetivo de incorporar a categoria de gênero na análise de casos que envolvem violência contra mulheres. Esse novo protocolo foi desenvolvido para refletir os avanços na doutrina Jurisprudencial do Tribunal Constitucional e a evolução das normas internacionais de direitos humanos em relação ao gênero. O objetivo do documento é fornecer uma ferramenta para facilitar a compreensão das implicações da obrigação de julgar com perspectiva de gênero e auxiliar na aplicação desse método de análise para resolver litígios.
  • livro
    Demandas estruturais e litígios de alta complexidade: cursos práticos analisados no mestrado da Enfam
    (Enfam, 2022) Bochenek, Antônio César (coord.)
    O livro "Demandas Estruturais e Litígios de Alta Complexidade", composto por 15 artigos, é resultado das pesquisas empíricas do primeiro ciclo de estudos realizado por magistrados estaduais e federais brasileiros na disciplina de mesmo nome, do Programa de Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - Enfam. A obra busca propiciar conclusões e teses inovadoras e propositivas, de utilidade prática e aplicabilidade na sociedade e no Judiciário, com foco em problemas reais e concretos vivenciados por magistrados e magistradas. O tema de demandas estruturais e litígios de alta complexidade é ainda incipiente no debate acadêmico e judicial, especialmente sob o ponto de vista dos magistrados brasileiros. No entanto, as demandas estruturais e os litígios de alta complexidade são instrumentos de pesquisa com grande relevância em face das novas possibilidades e oportunidades, da evolução das normas processuais e da complexidade crescente dos litígios direcionados ao Judiciário.
  • livro
    Coordenação e gestão educacional/pedagógica: trabalho e formação como práxis educativa
    (Enfam, 2024) Sousa, José Vieira de; Oliveira, Marizete da Silva; Ximenes, Julia Maurmann; Machado, Liliane Campos; Vitovsky, Vladimir Santos
    O livro se propõe a oferecer uma visão abrangente e crítica da coordenação pedagógica, destacando sua relevância para o desenvolvimento das escolas judiciais e para a formação de profissionais mais bem preparados para enfrentar os desafios do ensino no contexto judicial. Ele busca, portanto, preencher a lacuna existente na literatura sobre o tema, oferecendo aos profissionais da área uma ferramenta para aprimorar suas práticas de gestão e coordenação pedagógica.
  • livro
    Gênero e direitos humanos no poder judiciário brasileiro
    (Enfam, 2023) Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça
    Apresenta uma análise detalhada sobre a incorporação da perspectiva de gênero no Poder Judiciário brasileiro. Desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam, o relatório reflete os esforços do núcleo em estudar e propor medidas que promovam maior equidade de gênero na justiça. A obra destaca a necessidade de eliminar estereótipos de gênero, garantindo uma justiça imparcial e acessível às mulheres, conforme recomendado pela Cedaw. Com base em pesquisas realizadas entre novembro de 2021 e março de 2023, o documento mapeia as ações normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os esforços da Enfam em capacitar magistrados para atuar com uma perspectiva de gênero. O relatório é organizado em três partes: (i) um mapeamento dos atos normativos do CNJ sobre gênero e direitos humanos das mulheres; (ii) uma análise dos sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos das mulheres e sua influência no direito interno brasileiro; e (iii) uma avaliação das práticas de capacitação no sistema de justiça, destacando os cursos oferecidos pela Enfam e os esforços dos tribunais estaduais para promover a igualdade de gênero. Este documento é uma importante contribuição para a construção de políticas judiciárias que promovam a igualdade de gênero no Brasil.

Endereço

SAFS - Quadra 06 - Lote 01 - CEP: 70095-900 - Brasília (DF)
Como chegar

Telefones Úteis

Informações gerais
+55 61 3319.8000

SIC

Reclamações, sugestões
e elogios
Ouvidoria: +55 61 3319.8888

Contato Biblioteca

[email protected]
+55 61 3319.9880