Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-11 de 11

Teixeira, Benigna (11-2004)
Discute a viabilidade de casais homossexuais adotarem crianças no Brasil atual, vislumbrando, principalmente, os aspectos socioculturais e legais. Afirma que apesar da imposição da lei e da moral que se trate todos os indivíduos de forma igualitária, raras são as decisões judiciais que deferem pedido de adoção formulado por homossexuais.
Artigo

Vieira, Tereza Rodrigues (2005)
Aborda a adoção de crianças por casais homossexuais e compara com o casal homossexual da novela que adota uma criança. Defende que existindo amor e estabilidade na relação homoafetiva, não há motivo para a que o pedido seja negado. Afirma que nem todos os casais homossexuais são estereotipados e que casais heterossexuais também podem ter condutas que influencie negativamente a criança.
Artigo

Dias, Maria Berenice (07-2005)
Critica a demora que a justiça levou para reconhecer que casais homossexuais têm capacidade de constituir família e condições de criar, educar, proteger e amar uma criança. Defende que a adoção por casal homossexual atende ao modelo constitucional que assegura com absoluta prioridade o direito das crianças e dos adolescentes, colocando-os a salvo da discriminação e garantindo-lhes o direito a uma vida feliz, com seus dois pais ou duas mães.
Artigo

Pinheiro, Paula Tathiana (08-2005)
Estuda os aspectos legais e peculiares à adoção por casais homossexuais, contribuindo para entendimento do instituto que visa atender aos interesses dos menores, de modo que a preferência sexual dos que pretendem adotar, não seja levada em conta.
Artigo

Giusto, Eliana (07-2003)
Defende que a discussão sobre a adoção de crianças deve se iniciar nos seguintes pontos: o que é bom para a criança, o que ela tem a ganhar sendo adotada por esse par e o que ela tem a perder se não for adotada. O fato de os pretensos adotantes formarem um casal homo ou heterossexual nem deveria fazer parte da discussão. Afirma que muitos outros critérios devem ser estudados para se ter clareza quanto à procedência ou improcedência do pedido, equilíbrio emocional, disponibilidade afetiva para educar a criança, estabilidade profissional, maturidade, critérios que pares homossexuais podem muito bem deter, tanto quanto casais heterossexuais.
Artigo

Leite, Eduardo de Oliveira (2005)
Afirma que a questão da adoção por homossexuais, além de complexa é gravíssima, na medida que, da sua aceitação (ou não) está se decidindo o destino, o futuro, o bem-estar e a felicidade de crianças e de adultos, de seres humanos. É assunto ainda aberto, que está a exigir uma postura nitidamente científica capaz de resgatar, as causas, os mecanismos e os efeitos dos meios de ação, geradores de uma efetiva opinião pública compatível com as políticas públicas fixadas.
Capítulo de livro

Oltramari, Fernanda (09-2005)
Explica que o grupo familiar exerce profunda e decisiva importância na construção da identidade e estruturação da personalidade da criança. Como as relações sociais são marcadas pela heterossexualidade, é enorme a resistência face à crença de haver um dano potencial futuro por ausência de referências comportamentais.
Artigo

Amorim, Adriano Portella de (08-2007)
Afirma que antes de se discutir o direito de adotar, é preciso desvelar o princípio de justiça em que se funda o pleito da adoção, ponderando, em cada caso, se a intenção primeira das pessoas que vivem homoafetivamente reside em dar amor e amparo ao adotando ou satisfazer a um requisito especial para ver completo um quadro relacional que poderá proporcionar o reconhecimento pela sociedade de uma opção de vida então repudiada.
Artigo

Couto, Sergio (06-2006)
Afirma que a orientação sexual dos pais não informa nada de relevante quando o assunto é cuidado para com as crianças. Examina que as disposições da lei conduzem a não aceitação da adoção por casais do mesmo sexo, porém, defende que se deve buscar a felicidade das partes envolvidas.
Artigo

Silva Júnior, Enézio de Deus (07-2005)
Aborda a união afetiva entre homossexuais, afirmando ser possível uma união estável, que já vem sendo considerada uma entidade familiar, para a avançada doutrina do Direito de Família. Expõe que o normal desenvolvimento de uma criança ou adolescente pode ser assegurado em uma família substituta biparental homoafetiva.
Artigo

Andrade, Diogo de Calasans Melo (07-2005)
Compreende os conflitos relacionados à homossexualidade, no contexto da sociedade democrática contemporânea. Analisa a legislação, a doutrina e a jurisprudência relativas à família, a partir das disputas em torno do reconhecimento jurídico das uniões homossexuais. Explica a possibilidade de adoção por famílias constituídas de casais do mesmo sexo.
Artigo

Resultados 1-11 de 11