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Teixeira, Sálvio de Figueiredo (2000)
O autor explica que cabe à educação, sobretudo à universidade indicar os rumos da transformação social e da construção do novo mundo. Analisa através de uma perspectiva histórica e evolutiva a implantação do ensino superior. Ressalta a importância de se repensar o papel do educador e do universitário diante deste universo de conhecimento atualmente disponível, enumerando ações que são esperadas dos mesmos. Conclui que os objetivos da universidade são, além de formar profissionais, difundir os valores culturais, ter o compromisso com a excelência do ensino e alavancar o desenvolvimento.
Artigo de revista

Direito, Carlos Alberto Menezes (1978)
Descreve, historicamente, a caracterização do estudante brasileiro, que é o de opor-se às gerações anteriores, explicando o que isso significa e o que alimenta esta oposição. Cita o Decreto-Lei 477 como ineficaz por não ter disciplinado a atividade estudantil. Enfatiza que a formação do equilíbrio essencial na vida do adolescente é o balanceamento entre a disciplina familiar e a disciplina social. Assinala, por fim, que é chegado o momento de abrir as portas para as lideranças e a melhor forma é a universidade.
Outros

Silva, Júlio César Ballerini (01-2008)
O autor faz uma abordagem analítica dos dois fenômenos salientando os vários ângulos sob os quais o assunto pode ser abordado, dando enfoque ao aspecto sociológico. Comenta o relacionamento entre universidade e sociedade atualmente no Brasil e propõe a ampliação do debate entre ambos objetivando o fortalecimento do capital intelectual brasileiro.
Artigo de revista

Rodrigues, Maria Isabel Diniz Gallotti (2005)
Entrevista concedida à Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a então Desembargadora Federal Maria Isabel Gallotti onde “esclarece questões atuais a respeito da transferência de servidores militares para as Universidades”.
Artigo de revista

Willeman, Flávio de Araújo; Coelho, Bernardo Bichara Faria (06-2011)
Examina o sistema de cotas para ingresso no ensino público superior implementado pela Lei Estadual nº 5.346, de 2008, do Estado do Rio de Janeiro. Analisa o seu enquadramento e validade enquanto ação afirmativa, bem como as suas características precípuas.
Artigo

Silveira, Joaquim Fernandes da (2009)
Verifica se a grade curricular das instituições de ensino superior do Distrito Federal, no que se refere às disciplinas ministradas, atende às exigências dos editais para o cargo de contador público no âmbito federal, no período de 2004 a 2008.
TCC/Especialização



Castro, José Nilo de; Silva, Carolina Bechelany B. (04-2003)
Trata-se de parecer acerca da possibilidade de o Executivo municipal arcar com metade do curso normal superior, bem como com as despesas referentes ao transporte dos professores da municipalidade, uma vez que estes não concluíram tal curso e não apresentam condições financeiras para tanto.
Artigo

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (09-2000)
Trata o texto da postura do educador e do universitário. Ressalta a necessidade de o educador descobrir, agora, a "epistemologia da existência", o existir como condição para ver o mundo, bem como sua capacidade de transmitir emoção e caráter ao universitário.
Artigo de revista


Ministério Público da União (2009)
Sumário de livro

Gomes, Magno Federici (03-2009)
Estuda os procedimentos de supervisão e avaliação da educação superior, previstos no Decreto nº 5.773/06, sob o prisma da Constituição da República de 1988 (CR/88) e da Lei nº 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Concluiu que, no caso de encerramento de Instituições de Ensino Superior (IES), os direitos dos discentes matriculados à conclusão do curso ainda merecem regulamentação administrativa.
Artigo

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (10-2000)
O texto trata do sistema educacional brasileiro e de sua evolução. Faz referência ao sistema universitário como instrumento adequado à elaboração e difusão de conhecimentos e técnicas que as sociedades exigem para realização de seus objetivos.
Artigo de revista

Fux, Luiz (2000)
Trata da crise do ensino jurídico e do próprio mundo jurídico. Critica a prática diuturna de o estudante pensar o direito como um conjunto de preceitos, tornando-o prisioneiro do tecnicismo e sujeito passivo de constatações, ao invés de atuante indagador. Assinala que o terceiro milênio reclama uma opção translúcida sobre a proposta universitária no campo do direito. Apresenta uma visão sintética da proposta inserida na Portaria 1886 de 1994 do Ministério da Educação, Cultura e Desporto, abordando a formação critíco-reflexiva, profissionalizante e prática. Propõe a integração da universidade com a comunidade - emprestando função social ao conhecimento produzido - e um novo projeto pedagógico que transponha a dogmática tradicional de feição burocrata.
Artigo de revista

Guedes, Jefferson Carús (10-2006)
Discute a aplicabilidade de norma revogada em processos administrativos pendentes que tratam de credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores para os quais sejam exigidas a prova de regularidade perante a fazenda federal, estadual e municipal e a prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Artigo

Gomes, Magno Federici (03-2010)
Estuda a "natureza jurídica da educação superior fornecida pelo segmento privado no Brasil, em conformidade com" a Constituição Federal , "no ordenamento infraconstitucional e em atos administrativos normativos".
Artigo

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (2000)
Artigo de revista

Vaz, Laurita Hilário (2007)
Discurso proferido pela Ministra Laurita Vaz, como paraninfa na solenidade de formatura dos formandos do curso de Direto do UniCeub em Brasília.
Discurso

Andrighi, Fátima Nancy (2012)
Aborda a necessidade de mudanças no ensino universitário e fundamental, no que diz respeito ao paradigma do que é ensinado hoje, o processo adversarial. Enfoca que a mediação que pode ser ensinada e aprendida em nossa sociedade desde a mais tenra idade, devendo ser uma prática comum.
Capítulo de livro

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