Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-3 de 3

Figueiredo Neto, Alberto (2004)
"As políticas protecionistas da classe consumidora tiveram início na Europa e nos Estados Unidos da América, onde, com a adoção de uma política estatal intervencionista e da teoria da responsabilidade objetiva, fizeram com que o fornecedor fosse responsabilizado por quaisquer danos causados ao consumidor, decorrentes da atividade por aquele desenvolvida. No Brasil, a teoria da responsabilidade do fornecedor adotada até o advento da Carta Magna de 1988 era a subjetiva. Com a implementação do Código Brasileiro de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), a responsabilização do fornecedor passou a ser objetiva mitigada."
Artigo

Silva, Marco Aurélio Lopes Ferreira da (06-2006)
Trata dos fundamentos e posições doutrinárias do ordenamento jurídico, analisando-o sob a ótica da legislação pátria. Discorre sobre a doutrina que defende a responsabilização do fornecedor pelo risco de desenvolvimento e a doutrina que defende a exclusão de responsabilização do fornecedor pelo risco de desenvolvimento, examinado-os sob o aspecto civil-constitucional.
Artigo

Carvalho, Flávia Franco do Prado (2008)
Aborda a questão do superendividamento dos consumidores, verdadeiro flagelo social que precisa ser enfrentada com urgência pelos operadores do direito, no Brasil. Demonstra a necessidade de nosso legislador, a exemplo do francês, adotar medidas mais específicas em defesa dos consumidores de crédito, prevenindo o superindividamento e, conseqüentemente, a ruína completa do consumidor.
Artigo

Resultados 1-3 de 3