Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-8 de 8

Mori, Celso Cintra (2011)
Artigo

Cicco Filho, Alceu José (02-2009)
Estuda a sistemática das listas partidárias, examinando os efeitos causados aos atores políticos - eleitor, candidato e partido - após o potencial advento de um novo modelo de lista partidária, inserido no Projeto de Lei 2.679/2003. Examina a dualidade entre a lista aberta e a lista fechada, perpassando pela busca de, cientificamente, desmistificar algumas das múltiplas facetas do sistema eleitoral brasileiro, como também elucidar os aspectos positivos e negativos dessa potencial mudança de ordem político-constitucional.
Artigo

Chaves, Luciana Muller (01-2010)
Trata da reforma eleitoral no Brasil, destacando a legislação e a jurisprudência acerca da matéria.
Artigo

Direito, Carlos Alberto Menezes (1984)
Analisa a candidatura de Tancredo Neves, pelo partido PMDB, projetada como representativa de uma aliança democrática, responsável perante a história republicana pela execução de um programa de reformas substantivas capaz de restabelecer a esperança da sociedade brasileira por dias melhores. Comenta sobre o PDS, sobre o Vice-Presidente Aureliano Chaves, o fiasco da prévia, e as eleições diretas.
Outros

Direito, Carlos Alberto Menezes (2007)
Comenta sobre o começo da democratização no Brasil, que teve início na manifestação do povo nas urnas ao optar por reconstruir o país com líderes moderados, demonstrada através da vitória de Tancredo Neves e da derrota do PMDB no Rio de Janeiro. Alerta para a necessidade do povo, que sem magoas e ressentimentos quer um país melhor.
Outros

Direito, Carlos Alberto Menezes (2007)
Comenta sobre a discussão que reina em torno das eleições diretas para Presidente da República, o comportamento dos partidos políticos, o interesse dos ministros militares diante do processo de abertura, as oposições brasileiras, o PDS e o seu programa eleitoral, a união do grupo "pró-diretas" em torno do candidato Aureliano Chaves, o projeto político do Presidente da República, e a extensa relação de brasileiros que poderiam unir-se para examinar alternativas concretas de pacificação nacional. Finaliza citando Santiago Dantas em defesa da democracia e da união do povo em torno dos interesses do Brasil.
Outros

Direito, Carlos Alberto Menezes (09-09-1983)
Distingue a angústia da descrença e da falta de expectativas que o Brasil vive, da esperança em que Brasília se encontra em decorrência da sucessão do Presidente. Critica o colégio previsto na Constituição Federal de 1967, com a Emenda de 1969, outorgada pelos Ministros militares. Afirma que só será possível restabelecer a co-responsabilidade da sociedade no processo de governo com eleição direta para Presidente da República.
Outros

Direito, Carlos Alberto Menezes (1984)
Reflete sobre o reingresso do Brasil nos procedimentos democráticos explicando a sua diferença entre desordem e perturbações da ordem pública. Explica que a mobilização do povo é um direito garantido pela a Constituição. Anota que vale pensar que o próximo Presidente da República será escolhido pelo voto direto e livre do povo brasileiro. Fala de desenvolvimento em liberdade sob o primado da justiça social, como sendo o único resultado previsto pelos que, com devotamento e esperança, saem às ruas para defender as eleições diretas para Presidente da República.
Outros

Resultados 1-8 de 8