Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-11 de 11

Aronne, Ricardo (09-2012)
Apresenta o Direito como um sistema, discorrendo sobre aspectos que interferem na aplicação das leis pelos tribunais.
Artigo

Aronne, Ricardo (2000)
Trata de uma nova concepção do Direito Civil brasileiro, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, fora dos limites dos Códigos, baseada na jurisprudência, para a resolução de controvérsias contemporâneas nas relações interprivadas. Discorre sobre o desafio de sistematizar as bases da noção contemporânea de sistema jurídico, compromissada com a prática e operacionalidade. Traça um paralelo entre princípios e regras.
Artigo de revista



Aronne, Ricardo (10-05-2006)
Explica que se o direito das coisas, que é tradicionalmente definido como regulador das titularidades e direitos reais se ocupa do direito proprietário, subjaz uma instância direta de aplicação e influência na dinâmica das titularidades atinentes aos bens intangíveis, identificados à propriedade intelectual.
Outros


Aronne, Ricardo (2007)
Texto de saudação do Grupo de Pesquisa Prismas do Direito Civil-Constitucional ao NEPRADIL (Núcleo de Pesquisa em Direito e Linguagem da Faculdade de Direito da PUCRS). Estabelece considerações sobre a ramificação da linguagem no universo do Direito. Analisa o Direito em termos de sistema, como tal, orientado por regras, princípios e valores. A Teoria do Discurso seria o instrumento para decifrar as conexões e operações no interior dos sistemas. A Linguagem surge como componente universal desses elementos, tanto do sistema, quanto do discurso que o interpreta. É o fundamento na tessitura do sistema e do discurso que o move. Manifesta a relevância do estudo da linguagem no cerne do sistema jurídico.
Outros


Aronne, Ricardo (2006)
Breve ensaio consistente em uma síntese das pesquisas do autor sobre a Teoria do Caos e dos Fractuais aplicada ao Direito.
Artigo de revista

Aronne, Ricardo (2006)
Fala sobre o direito civil-constitucional e a teoria do caos. O autor apresenta o tema como um conjunto de ensaios e estudos analisando o caos na ciência do direito através de uma linha de pesquisa envolvendo caos e aleatoriedade com direito. O autor conclui que o caos existe no direito como sucede na jurisprudência dos interesses e na jurisprudência dos valores.
Sumário de livro


Resultados 1-11 de 11