Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-5 de 5

Faria, Ana Cláudia de Almeida Abreu (2014)
Analisa a importância da gestão por competências como fator crítico de sucesso para o cumprimento da estratégia institucional do Superior Tribunal de Justiça (STJ) brasileiro, a partir da análise de documentos e dados pertinentes ao órgão, da pesquisa quantitativa dos resultados do primeiro ciclo de avaliação gerencial de desempenho por competências e de pesquisa qualitativa, realizada por meio de questionário eletrônico aplicado a gestores do tribunal. Os resultados apontam que a gestão por competências, se aplicada com efetividade e patrocínio da alta administração, contribui fortemente para o cumprimento da estratégia institucional, uma vez que o desempenho do servidor público representa uma expressão de suas competências comportamentais e de suas responsabilidades em seu contexto de trabalho. Conclui-se ainda que exista um extenso campo de oportunidades para o Superior Tribunal de Justiça desenvolver e aperfeiçoar os seus servidores, utilizando como base o modelo de gestão por competências, de modo a possibilitar ganhos de produtividade e melhoria dos resultados institucionais, para que o tribunal se consolide como referência na prestação de uma justiça rápida, efetiva e de qualidade ao cidadão brasileiro.
TCC/Especialização

Faria, Ana Cláudia de Almeida Abreu; Borges, Elaine Nóbrega (2014)
Promover a utilização de indicadores de desempenho que possibilitem às unidades acompanhar o foco de sua atuação, realizando os ajustes necessários para o alinhamento de suas ações à estratégia organizacional.
Apostila

Faria, Ana Cláudia de Almeida Abreu; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (2017)
O curso tem como objetivo propiciar aos participantes a oportunidade de descrever e aplicar o método de gestão estratégica com utilização do Balanced Scorecard, definindo objetivos, indicadores e iniciativas estratégicos ou setoriais.
Apostila

Faria, Ana Cláudia de Almeida Abreu; Lopes, Daniel de Godoy; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) (08-2018)
Texto descritivo sobre a prática de Alinhamento Estratégico no STJ, o qual é coordenado pela Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG). Essa prática é desenvolvida através de metodologia específica de alinhamento, permitindo o levantamento de dados objetivos e concretos sobre o desempenho das unidades alinhadas e a tomada de decisões administrativas seguras, culminando na melhoria dos processos de trabalho com impacto na estratégia institucional. A prática incentiva, ainda, a interação entre as unidades em busca de soluções para a superação de desafios identificados e encoraja gestores e servidores na busca de novos indicadores e formas inovadoras de mediação.
Artigo

Faria, Ana Cláudia de Almeida Abreu; Lopes, Daniel de Godoy; Borges, Elaine Nóbrega; Moura, Luiz Otávio Borges de (02-2020)
Na grande maioria das empresas, o fracasso das suas estratégias ocorre por falha numa comunicação que engaje plenamente todas as partes interessadas. Assim, delinear e divulgar a estratégia da organização ao seu corpo funcional não basta, é imprescindível que ela seja compreendida, gerando comprometimento para o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro. Com esse foco, foi proposto, aprovado e incluído no portfólio estratégico do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o projeto Alinhamento STJ 2020. A iniciativa tem como objetivo desdobrar o planejamento institucional para as suas diversas áreas, por meio de metodologia específica desenvolvida no próprio Tribunal, voltada à identificação de objetivos, indicadores e iniciativas setoriais, alinhados aos estratégicos, de forma que cada unidade possa visualizar mais claramente sua contribuição e atuar com foco nos resultados que a organização almeja alcançar. A prática trouxe importantes benefícios, como a concretização de uma cultura de gestão por resultados, o levantamento de dados objetivos e concretos sobre o desempenho das unidades alinhadas, facilitando a tomada de decisões administrativas tático-operacionais e a interação entre unidades em busca de soluções inovadoras para superar desafios identificados.
Artigo de revista

Resultados 1-5 de 5