Este trabalho tem por objetivo aprofundar os estudos da semiótica de Peirce, através de análises qualitativas em mensagens verbais e não-verbais, constantes de duas propagandas de cosméticos femininos: o novo sabonete Lux Luxo e o shampoo nutri PontaS. Para esse propósito, são feitas análises comparativas nas embalagens, no que se referem aos textos, cores, imagens, iluminação, contrastes, logomarcas, linhas, sinestesia e poder apelativo. Ambas as propagandas utilizam-se de recursos semelhantes a serviço da intenção do autor, na busca de se atingir o interpretante, assim como sua contribuição na construção da identidade. Traça-se um caminho de análise de textos publicitários que perpassa pela semiótica
peirceana e segue no sentido de enfatizá-la no propósito da multimodalidade, quanto
à localização dos elementos visuais que compõem as propagandas. Mostra-se o
potencial comunicativo que um produto consegue produzir em um receptor, ao
apontar os apelos das propagandas utilizados, capazes de dialogar e afirmar
aspectos da identidade da mulher. Apresenta-se nos pressupostos teóricos Santaella (2005), sobre a Semiótica de Peirce; Kress e van Leeuwen (1996), sobre a Gramática visual, e van Leeuwen (2005), sobre a modalidade; Bauman (2005), Giddens (2002) e Vieira (2005), sobre a Identidade. Conclui-se que as propagandas obtiveram sucesso não só na escolha, como no posicionamento dos elementos (escrita e visual), um dos pontos mais importantes para se ter coerência textual e atingir o público alvo.