Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-20 de 184  Próximo >

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (01-04-2002)
Apresenta por vias literárias artísticas seu agradecimento pelo recebimento da Medalha Mérito neste Tribunal de Alçada. Analisa saudosisticamente os primórdios de sua carreira jurídica e os exemplares juizes que contribuíram para o seu crescimento. Comenta a relevância do Judiciário para as garantias dos direitos da cidadania e da própria sobrevivência nestes novos tempos. Conclui que com os avanços científicos tecnológicos,exigi-se novas concepções e novas culturas, tornando inadiável a melhoria da prestação jurisdicional.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (1995)
Discurso em agradecimento à medalha do mérito, conferida pela Associação dos Advogados de Minas Gerais. Elogia os mineiros citando personalidades. Destaca a atuação e a importância do Ministério Público diante da sociedade, o respeito ao advogado, a responsabilidade atribuída ao Juiz e a todo o poder judiciário.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (2000)
O autor explica que cabe à educação, sobretudo à universidade indicar os rumos da transformação social e da construção do novo mundo. Analisa através de uma perspectiva histórica e evolutiva a implantação do ensino superior. Ressalta a importância de se repensar o papel do educador e do universitário diante deste universo de conhecimento atualmente disponível, enumerando ações que são esperadas dos mesmos. Conclui que os objetivos da universidade são, além de formar profissionais, difundir os valores culturais, ter o compromisso com a excelência do ensino e alavancar o desenvolvimento.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (1998)
Trata do tema polêmico sobre a extinção dos Tribunais de Alçada. Enfatiza que a unificação da Segunda Instância Estadual visa aprimorar o sistema judicional como um todo. Enumera os vários argumentos contrários a unificação. Sintetiza que uma Justiça ágil, transparente, eficaz é exigida pela sociedade brasileira.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (2000)
Discurso de agradecimento pela celebração dos 500 anos do Brasil na universidade de Coimbra. Sob feitos históricos aborda a relação compreensível entres as duas nações. Ressalta a influência dos juristas português no alicerce da ordem jurídica brasileira. Afirma a importância desta celebração para rever o passado, analisar o presente e projetar o futuro e proclamar a primazia dos direitos fundamentais.

Didier Jr., Fredie; Cerqueira, Luís Otávio Sequeira de; Calmon Filho, Petrônio; Teixeira, Sálvio de Figueiredo; Wambier, Teresa Arruda Alvim (2010)

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (1997)
Aborda a necessidade de um Judiciário atuante, transparente, dinâmico, ágil, bem planejado e estruturado, com as conquistas da moderna tecnologia, com pessoal bem selecionado e preparado. Enfatiza o resguarde ao cidadão dos excessos, desmandos e omissões dos eventuais ocupantes do poder e melhor assegure os chamados direitos fundamentais, que se integre efetivamente no processo de transformação social do seu povo.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (08-2002)
Entrevista concedida à Associação dos Juízes Federais do Brasil onde o magistrado comenta temas como Reforma do Judiciário, criação do Conselho Nacional de Administração da Justiça, feminilização da Justiça e criação da Escola Judiciária Eleitoral.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (1998)
Discorre sobre súmula vinculante e reforma do judiciário. Comenta que pelo projeto de reforma do judiciário, estas poderão estar sujeitas a mecanismo revisor, de oficio ou por provocação.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (2000)
Trata o artigo do papel da súmula vinculante no Brasil. Discorre sobre como o instituto da súmula vinculante pode contribuir de forma efetiva para diminuir deficiências e trazer maior segurança, certeza e rapidez a um dos setores estatais que cada vez mais exerce decisiva participação nos destinos da humanidade.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (12-2000)

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (1995)

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (1973)

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (2003)

Revista da Associação dos Juízes Federais do Brasil; Teixeira, Sálvio de Figueiredo (2001)
Traça um perfil da sua personalidade marcante conhecida no mundo jurídico pelo seu saber jurídico. Ressalta as suas qualidades como figura humana, como marido, como pai, e, sobretudo, como amigo. Comenta sua formação acadêmica, sua atividade profissional, suas atividades culturais, suas condecorações e distinções honoríficas, conferências, livros e estudos publicados.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (2001)
Discurso de saudação a Ministra Ellen Gracie Northfleet na sua posse no Tribunal Superior Eleitoral. Comenta que a chegada da Ministra Ellen Gracie representa mais uma etapa da ascensão da mulher na sociedade brasileira como também a nova concepção de Justiça que hoje se faz sentir nos horizontes mundiais. Elogia o perfil da Juíza destacando seu curriculum e registrando seus postos funcionais e uma densa atividade acadêmica e doutrinária.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (19-09-1996)
Texto de saudação aos participantes do I Congresso Internacional de Direito Comunitário, em promoção conjunta da Escola Nacional da Magistratura e do Jurisul - Instituto Interamericano de Estudos Jurídicos sobre o Mercosul, realizado pela primeira vez no Continente sul-americano. Enfatiza a presença de juristas, empresários, dirigentes e personalidades nacionais e estrangeiras. Menciona os temas debatidos: Direito Comunitário e seu caráter supranacional, destinos do Mercosul, seu processo de integração e sua evolução, sob o desafio das cinco liberdades fundamentais e da sua estrutura jurídica e institucional. A experiência européia, a disciplina da concorrência e das relações de consumo, a unificação de tarifas, tributos e harmonização das assimetrias, os conflitos internacionais e os instrumentos de composição de litígios, o acertamento do primeiro curso de Direito Comunitário para juízes sul-americanos, a formulação de uma política cultural lusófona para a magistratura e a elaboração de um convênio com o Centro de Estudos Judiciários de Portugal. Finaliza, cumprimentando os participantes e desejando uma estada feliz na histórica Ouro Preto.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (19-07-1996)
Saúda os novos estagiários, em nome de uma instituição do porte e da expressão da Adesg, que tem prestado assinalados serviços ao País. Faz comentários sobre a situação política, social e econômica do País. Fala do Judiciário, enfatizando sua missão constitucional de participante dos destinos da Nação e também responsável pelo bem comum. Finaliza, salientando a emoção que a Casa reserva aos estagiários nos próximos meses, desejando boas vindas e felicidades.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (1979)
Discorre sobre a realização do direito do credor, através da atuação do Estado, por seus instrumentos de coerção, para o cumprimento, pelo devedor, da obrigação reconhecida na sentença ou consubstanciada no título extrajudicial ao qual se deu força executiva. Discute a execução por quantia certa contra devedor solvente, a expropriação, a alienação forçada, a arrematação, a remição, o pagamento ao credor, o usufruto forçado, a adjudicação, e por fim a entrega do dinheiro. Cita juristas como Humberto Teodoro Júnior, Amílcar de Castro, e outros.

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (2000)

Resultados 1-20 de 184  Próximo >