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Direito, Carlos Alberto Menezes (12-1974)
Trata da reforma da vida universitária brasileira, e de como a área do direito está perplexa; de como tem sido comum a afirmação de que as Faculdades de Direito foram a resistência conservadora mais forte ao processo de mudança da estrutura universitária, formadora de elites dirigentes. Comenta o problema do mercado de trabalho, que começou a apresentar uma curva de oferta bem menor do que a demanda; o amadorismo docente; O CEPED e a mudança da metodologia; o aperfeiçoamento de professores e advogados, mediante a aplicação de novos métodos de ensino jurídico e a execução de pesquisas e estudos especializados no campo do Direito; o departamento de ciências jurídicas da PUC/RJ, e o papel do poder público. Conclui ressaltando que os caminhos para a renovação do ensino jurídico estão desobstruídos. É hora, portanto, de uma nova passagem, acompanhando o compasso da história.
Artigo de revista

Maldonado, Daniel Bonilla (2020)
Apresenta um ensaio crítico sobre a relação entre educação jurídica e inovação tecnológica. Para isso, elabora três resposta à pergunta: “Por que é necessário, importante ou urgente que a inovação tecnológica seja incorporada à educação jurídica?"
Artigo de revista

Direito, Carlos Alberto Menezes (1997)
Trata de discurso de paraninfo da turma de direito noturna da PUC/RJ, em que ressalta a importância dos agentes da história, construtores do destino e responsáveis pela vida social. Afirma que nada é mais forte do que a inteligência do homem, na sua busca da perfeição, na sua angústia para compatibilizar as suas aspirações com a realidade, e que o profissional será incompleto se não tiver a consciência de ser maior do que a sua profissão. Cita Paul Valéry, Gabriela Mistral, Anatole France, Voltaire e outros.
Discurso

Gomes, Magno Federici (01-2009)
Estuda as normas referentes à heterogeneidade das Instituições de Ensino Superior (IES), ou seja, dos seus diversos níveis de abrangência e especialização com reflexos na Constituição Federal de 1988, no ordenamento infraconstitucional e em atos administrativos normativos, em face das várias reconfigurações do sistema educacional brasileiro, fundadas no grau de complexidade do sistema frente à realização de suas finalidades.
Artigo

Direito, Carlos Alberto Menezes (2006)
Palestra ministrada no VI Encontro Brasileiro de Faculdades de Direito realizado em Blumenau. Explica que o ensino jurídico tem atravessado momentos de dificuldade, o que vem prejudicando a qualidade, acrescido da deficiência na arregimentação de docentes. Aduz que tal prática se deve ao enciclopedismo do curso e à falta de infra-estrutura acadêmica das faculdades. Cita como conseqüência, o descrédito do bacharel em Direito. Adverte que é necessário compreender o direito na sua verdadeira dimensão, o que será obtido pelo estudo, pela pesquisa, pela reflexão pessoal de cada um.
Palestra

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