TítuloPalestra: “Novos caminhos da Magistratura”
Autor(es)Alves, Eliana Calmon
Data de publicação2007
ResumoExpõe as preocupações e idéias desenvolvidas desde o tempo de judicatura na Justiça Federal e agora STJ. Discorre sobre a Justiça brasileira após a Constituição de 1988, as novas tendências dentro de uma perspectiva doutrinária, a magistratura atual e do futuro. Comenta que o magistrado aplicava o direito conforme estava nas leis, apenas interpretava o que o legislador elaborava. Declara que houve uma modernização à concepção do fenômeno jurídico, com parâmetros e regras básicas, para que fossem seguidas pelo legislador e aplicadores da lei. Tece considerações sobre o atual quadro da magistratura e o seu futuro. Defende a reestruturação política dos órgãos do Judiciário e a reconstrução do Poder Judiciário a partir da sua base, com formação para os magistrados que ingressam. Finaliza com uma advertência sobre a escolha das coisas a serem conservadas ou destruídas pelos conservadores ou inovadores.
NotasPalestra proferida no 21º Encontro Nacional dos Juízes Federais do Brasil, realizado em Costa do Sauípe/BA, em outubro de 2004
AssuntosMagistratura, Brasil
Magistrado, Brasil
Poder judiciário, Brasil
FonteALVES, Eliana Calmon. Palestra: “Novos caminhos da Magistratura”. Brasília, DF, 31 jan. 2007. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/2dspace/handle/2011/10343>. Acesso em: 4 nov. 2011.
TipoCapítulo de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/10343
Arquivo TamanhoFormato 
Novos_Caminhos_Magistratura.pdf71.25 kBPDFVisualizar