TítuloA justiça federal e o sistema federativo
Autor(es)Zavascki, Teori Albino
Data de publicação2005
ResumoDiscorre sobre a Justiça Federal desde sua criação. Informa que esta nasceu junto com o princípio republicano e de controle da constitucionalidade das leis e para a salvaguarda dos direitos individuais. Ressalta o princípio fundamental de que só um Poder Judiciário independente é capaz de defender com eficácia a liberdade e os direitos dos cidadãos na luta desigual entre o indivíduo e o Estado. Comenta que a Justiça Federal e o Poder Judiciário da União nasceu sob a inspiração do sistema norte-americano. Trata da implementação dos Juizados Especiais Federais. Salienta a competência básica as causas de interesse da União, sejam as cíveis ou criminais. Finaliza afirmando que a Justiça Federal é o Poder Judiciário da União e representa o nosso sistema federativo.
NotasAnais do Seminário sobre Direito Previdenciário, realizado em Porto Alegre/RS, entre os dias 19 a 21 de junho de 2001
AssuntosJustiça federal
Sistema de federação
Fonte- ZAVASCKI, Teori Albino. A justiça Federal e o Sistema Federativo. BDJur, Brasília, DF, 17 dez. 2007.
- Direito previdenciário: 10 anos das Leis nº 8.212 e 8.213/91, 2001, Porto Alegre/RS. Anais do Seminário sobre Direito Previdenciário. Brasília: AJUFE, 2005. p.15 – 26.
TipoCapítulo de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16073
Arquivo TamanhoFormato 
Justiça_federal_sistema_doc.pdf76.37 kBPDFVisualizar