TítuloSúmula vinculante e a administração pública
Autor(es)Delgado, José Augusto
Data de publicação1998
ResumoDiscorre sobre Súmula Vinculante, do efeito vinculante no Direito Constitucional Brasileiro. Aborda os dogmas que sustentam a democracia, cujo efeito maior é o de expressar conduta de absoluto respeito aos direitos do cidadão. Expõe causas que congestionam o Poder Judiciário, tornando inviável o funcionamento da sua máquina a contento e criando um estado de desilusão do cidadão. Menciona levantamento em que se observa que a Administração gasta mais em manter o funcionamento do Poder Judiciário do que pagar o direito reclamado. Ressalta que nas causas repetidas são apenas confirmadas os entendimentos. Encerra dizendo que a cristalização do Sistema Vinculante das decisões judiciais e os efeitos por ela produzidos contribuirão para fortalecer a credibilidade do administrado no sistema jurídico adotado pelo País.
NotasPalestra proferida no 5º Seminário Nacional de Direito Administrativo realizado no Recife-PE, nos dias 12 a 17.10.97, Promovido pela Editora NDJ Ltda
AssuntosSúmula vinculante, aspectos constitucionais, Brasil
Direitos e garantias individuais, Brasil
FonteDELGADO, José Augusto. Súmula vinculante e a administração pública. Boletim de Direito Administrativo, São Paulo, v. 14, n. 6, p. 355-359, jun. 1998. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16164>. Acesso em: 5 dez. 2011.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16164
Arquivo TamanhoFormato 
Súmula_Vinculante_Administração.pdf68.49 kBPDFVisualizar