TítuloDireitos sucessórios decorrentes da união estável
Autor(es)Moreno, Daniele Cristina Manrique
Data de publicação06-2007
ResumoO presente trabalho trata dos direitos sucessórios dos companheiros. Primeiro, examina o assunto sob o ponto de vista histórico, ao apresentar o gradativo reconhecimento de efeitos jurídicos aos que viviam em uniões informais no período anterior à Constituição Federal de 1988. Em seguida, mostra como ocorreu a regulamentação da sucessão causa mortis na união estável, pelas Leis nº 8.971/1994 e 9.278/1996, e as modificações trazidas pelo novo Código Civil. Finalmente, são analisados os dispositivos do novo ordenamento civil e as orientações jurisprudenciais que estão se formando, com o objetivo de buscar uma interpretação que proteja a entidade familiar.
NotasMonografia apresentada ao Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Brasília, Distrito Federal, para a obtenção do título de especialista em Direito Privado. Orientador: Hércules Alexandre da Costa Benício
AssuntosDireito de família, jurisprudência
União estável
Direito das sucessões, jurisprudência
Herança, jurisprudência
Brasil. [Código civil (2002)]
FonteMORENO, Daniele Cristina Manrique. Direitos sucessórios decorrentes da união estável. 2007. 52 f. Monografia (Especialização em Direito Privado) – Instituto Brasiliense de Direito Público. Brasília, 2007.
MORENO, Daniele Cristina Manrique. Direitos sucessórios decorrentes da união estável. Monografia (Especialização em Direito Privado) – Instituto Brasiliense de Direito Público. BDJur, Brasília, DF, 26 fev. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16525>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16525