TítuloA mediação na ações de família: uma (re)análise da atuação judicial à luz do pensamento sistêmico e da interdisciplinaridade
Autor(es)Ramajo, Carmen Lúcia Rodrigues
AssuntosConciliação (direito)
Audiência de mediação e conciliação (processo civil)
Pensamento sistêmico
Mediação (processo civil)
Data de publicação2022
ResumoExplora de que maneira a mediação familiar vem sendo utilizada no sistema judiciário para resolução de disputas familiares. Discorre sobre a abordagem sistêmica dos fenômenos, que serve de pressuposto epistemológico, a interdisciplinaridade, a constitucionalização do direito de família e suas consequências, bem como sobre a política judiciária nacional de tratamento dos conflitos e a institucionalização dos métodos alternativos de solução de problemas. Explana sobre o minissistema de justiça consensual e o microssistema de tratamento dos conflitos familiares e a respeito da mediação, como forma preferencial de solução dos conflitos familiares.
NotasTrabalho de Conclusão de Curso, na modalidade de Dissertação, apresentado no Curso de Mestrado Profissional em Direito, inserido no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, como requisito para obtenção do grau de mestre. Área de concentração: Direito e Poder Judiciário.
Orientação: Roberto Portugal Bacellar.
TipoDissertação
Ao citar o item, usehttps://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/172033
Arquivo TamanhoFormato 
mediacao_acoes_familia_ramajo.pdf3.22 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: