TítuloProcesso administrativo disciplinar na administração pública enfocando jurisprudência dominante no STJ
Autor(es)Silva, Gilsérgio dos Santos
Data de publicação12-2008
ResumoEstudo sobre o processo administrativo disciplinar, dando ênfase à legislação Constitucional, Lei 8.112/90, Lei 9.784/99 e jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, acrescida de estudos periódicos desenvolvidos acerca do tema por doutrinadores, juristas e amantes da ciência jurídica. Estabelece uma linha de entendimento e hermenêutica diante dos pontos abordados, mostrando ao final a importância, seriedade do tema e maior utilização do processo administrativo nos tempos atuais, tanto para os representantes legais da administração pública, quanto para os administrados e servidores da mesma. O leitor terá à sua disposição informações recentes sobre a matéria e conhecimentos sobre a Administração Pública, mostrando que este é o instrumento de que se vale o Estado na busca do cumprimento de sua função básica, ou seja, de promover o bem comum da população. É por meio do processo administrativo disciplinar que o Estado garantirá os níveis de moralidade e eficiência nos seios da Administração sem, contudo mitigar o contraditório e o devido processo legal.
NotasMonografia apresentada como requisito para a conclusão da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo da Universidade Gama Filho.
AssuntosProcesso disciplinar
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), jurisprudência
Administração pública
Procedimento sumário
Contraditório
Devido processo legal
FonteSILVA, Gilsérgio dos Santos. Processo administrativo disciplinar na administração pública enfocando jurisprudência dominante no STJ. BDJur, Brasília, DF, 16 dez. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/19137>.
SILVA, Gilsérgio dos Santos. Processo administrativo disciplinar na administração pública enfocando jurisprudência dominante no STJ. Brasília, DF, 2008. 85 f. Monografia. (Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito Administrativo) - Universidade Gama Filho.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/19137