TítuloLa democracia práctica: estudio sobre todos los sistemas electorales propuestos para dar representacion proporcional a las mayorías y minorías
Autor(es)Varela, Luis Vicente
Data de publicação1876
ResumoObra inspirada pela discussão que acontecia na Câmara dos Deputados de Buenos Aires no ano de 1875, acerca da regulamentação dos artigos da Constituição Estadual que estabeleciam a representação proporcional em todas as casas legislativas. Defende que, uma vez que as leis afetam toda uma nação, não é justo que elas sejam elaboradas por uma classe dominante, sendo indispensável a representação das minorias nesse processo. Pouco tempo depois a França também buscava solução para o mesmo problema, já superado pela Argentina. Enquanto as eleições européias se convertiam em batalhas que matavam a independência do voto individual e a verdadeira representação do povo, a ciência política americana já reconhecia que a forma de suprimir essas lutas era valorizar, pacífica e proporcionalmente, todas as opiniões. Argumenta que, ao sacudir suas velhas tradições monárquicas, a Europa devia imitar as instituições da América, aproveitando sua moderna experiência na prática da democracia. A obra trata das maiorias e minorias, apresenta experiências de representação proporcional na Europa e na América, aborda os sistemas de voto limitado, acumulativo e proporcional, e traz propostas de reformas. Sustenta que, de todos os métodos, o único que possui bases sólidas é o de Borely, que se coloca no terreno da verdade democrática.
NotasLuis Vicente Varela, filho de Florencio Varela Sanginés e Justa Cané Andrade, nasceu no dia 27.05.1845, durante o exílio de sua família em Montevidéu, Uruguai. Foi Doutor em Direito, advogado das Repúblicas Argentina e Oriental do Uruguai, membro da Convenção Constituinte de Buenos Aires em 1870 e Deputado da Assembléia Legislativa de Buenos Aires. Tradutor, escritor, e um dos primeiros dramaturgos latino-americanos na narrativa policial, publicou, sob o pseudônimo Raúl Waleis, a primeira novela policial em língua espanhola, chamada “La Huella Del Crimen” (1877), além de “El doctor Whüntz” (1880) e “El ciego” (1969). Na área do direito, publicou as seguintes obras: “Defensa de los últimos pactos internacionales” (1902), “Concordancias y fundamentos del Código Civil Argentino”, “La República Argentina y Chile: historia de la demarcacion de sus fronteras (desde 1843 hasta 1899)” (1899), “Historia constitucional de la República Argentina” (1910) e “La cuestión penal: estudio sobre el sistema penitenciário”, dentre outras. Casou-se com Celsa Álvarez Gordillo e faleceu em 1911, em Buenos Aires.
AssuntosDemocracia
Sistema eleitoral
Representação proporcional
Quociente eleitoral
EditoraLibrería de A. Bouret e Hijo
FonteVARELA, Luis Vicente. La democracia práctica: estudio sobre todos los sistemas electorales propuestos para dar representacion proporcional a las mayorías y minorías. BDJur, Brasília, DF, 20 maio 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/21449>.
VARELA, Luis Vicente. La democracia práctica: estudio sobre todos los sistemas electorales propuestos para dar representacion proporcional a las mayorías y minorías. Paris: A. Bouret e Hijo, 1876. 482 p.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/21449
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
La_democracia_practica.jpgImagem original da folha de rosto da obra408.15 kBJPEGVisualizar
La_democracia_practica.pdf1.74 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: