TítuloA ação civil pública na jurisprudência do STJ: a legitimação do Ministério Público
Autor(es)Bernardes, Simoni
Data de publicação2007
ResumoApresenta um panorama geral da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça acerca das hipóteses de legitimação ativa do Ministério Público em sede de ação civil pública destacando os principais pontos de divergência e pacificação da matéria, em especial, quanto à defesa do patrimônio público, à tutela de interesses individuais homogêneos quando presentes relevante interesse social ou em favor de pessoa carente individualmente considerada afim de salvaguardar os direitos constitucionais à vida e à saúde.
NotasMonografia apresentada ao Curso de especialização Telepresencial e Virtual em Direito Processual Civil, na modalidade Formação para o Magistério Superior, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito Processual Civil.
AssuntosAção civil pública
Brasil. Ministério Público
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), jurisprudência
FonteBERNARDES, Simoni. A ação civil pública na jurisprudência do STJ: a legitimação do Ministério Público. BDJur, Brasília, DF, 27 jul. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23151>.
BERNARDES, Simoni. A ação civil pública na jurisprudência do STJ: a legitimação do Ministério Público. Brasília, DF, 2007. 61 f. Monografia. (Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito Processual Civil.) – Rede LFG de Ensino Telepresencial.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23151
Arquivo TamanhoFormato 
Ação_Civil_Pública.pdf485.49 kBPDFVisualizar