TítuloO recurso extraordinário nas homologações de sentenças estrangeiras e no cumprimento das cartas rogatórias (algumas reflexões)
Autor(es)Santos, Francisco Cláudio de Almeida
Data de publicação2009
ResumoDiscorre sobre pesquisa realizada na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça sobre homologação de sentença arbitral estrangeira. Foi observada a posição divergente de pelo menos um dentre os Ministros que tiveram ou têm a competência para apreciar os recursos extraordinários de decisões da Corte Especial, quanto ao cabimento daquele recurso extremo para o Supremo Tribunal Federal. Aborda a reforma do Judiciário, a natureza do processo de homologação de sentença estrangeira e o processo de carta rogatória. Enfatiza o recurso extraordinário e o conceito de causa decidida. Ressalta a necessidade da reforma no sistema brasileiro de homologação de sentenças estrangeiras e exequatur das cartas rogatórias, agonizante. Por fim, chama a atenção para o sistema de controle da Constituição pelo Supremo nestes casos.
AssuntosRecurso extraordinário
Homologação de sentença estrangeira
Carta rogatória
Sentença arbitral
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), jurisprudência
FonteSANTOS, Francisco Cláudio de Almeida. O recurso extraordinário nas homologações de sentenças estrangeiras e no cumprimento das cartas rogatórias (algumas reflexões). BDJur, Brasília, DF, 20 ago. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23854>. Acesso em: 17 fev. 2012.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23854
Arquivo TamanhoFormato 
Recurso_Extraordin_Homologação.doc.pdf195.17 kBPDFVisualizar