TítuloPromotor de justiça : defensor do povo : mandado de segurança : transporte coletivo : serviço essencial : continuidade da execução do serviço adequado
Autor(es)Souza, Fabio Prieto de
Data de publicação06-1990
ResumoPacerer sobre decisão relativa a mandado de segurança impetrado por empresa subconcessionária do serviço de transporte público coletivo contra ato de intervenção firmado pela Prefeitura Municipal de Santos e a Companhia Santista de Transportes Coletivos, em que a primeira determinou à empresa-impetrante a concessão do aumento de salário dos funcionários, sem a correspondente majoração da tarifa, o que não foi aceito pela impetrante, resultando em impasse que culminou na greve dos trabalhadores e subsequente colapso do transporte coletivo na cidade de Santos (SP). Esclarece os fatos sob a ótica do direito e expõe suas consequências, analisando a culpa pela interrupção do serviço público de transporte urbano. Finaliza com o pedido, por parte do Ministério Público, da suspensão da sentença proferida em defesa da continuidade do serviço prestado à sociedade.
NotasTrata-se de parecer.
AssuntosConflito coletivo trabalhista, Brasil
Motorista, greve, Brasil
Transporte coletivo, Brasil
Serviço de transporte público, interrupção, Brasil
Intervenção administrativa, Brasil
Ministério público, competência, Brasil
FonteSOUZA, Fabio Prieto de. Promotor de justiça: defensor do povo: mandado de segurança: transporte coletivo: serviço essencial: continuidade da execução do serviço adequado. Justitia, São Paulo, v. 52, n. 150, p. 67-89, abr./jun. 1990. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/24719>. Acesso em: 2 out. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/24719
Arquivo TamanhoFormato 
promotor_justica_defensor_povo.pdf2.57 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: