TítuloA erosão da lei pelo enfraquecimento das sanções
Autor(es)Franciulli Netto, Domingos
Data de publicação25-11-2004
ResumoAborda o grande número de declarações sobre os direitos do homem e da sociedade surgidas a partir da segunda metade do século passado, com base em diversos critérios de diferenciação (o sexo, a idade, as condições físicas ou culturais). Tudo isso gerou uma maior quantidade de demandas em busca da prestação jurisdicional. Esta, por sua vez, nem sempre se apresenta eficiente e justa, por uma série de motivos, entre os quais, um CPC que precisa ser alterado para se tornar um instrumento mais hábil, o excesso de processos e um número extraordinário de recursos, que acabam inviabilizando os tribunais superiores, como demonstram os dados estatísticos. Nesse sentido, manifesta-se a necessidade de urgentes medidas para o aprimoramento da máquina judiciária, tendo em vista uma melhor prestação jurisdicional.
NotasPalestra promovida pelo Núcleo Norte da Grande São Paulo da Escola Paulista da Magistratura – EPM, proferida na sede das Faculdades Integradas de Guarulhos, em Guarulhos – SP, em 25 de novembro de 2004.
AssuntosLei
Sanção
Prestação jurisdicional
Direito processual civil
Juiz de direito
FonteFRANCIULLI NETTO, Domingos. A erosão da lei pelo enfraquecimento das sanções. Brasília, DF, 2004. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/252>. Acesso em: 16 fev. 2012.
TipoPalestra
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/252
Arquivo TamanhoFormato 
A_Erosão_da_Lei_pelo_Enfraquecimento.pdf119.49 kBPDFVisualizar