TítuloJuiz instrutor : uma tendência de ampliação da atividade instrutória oficial em face dos valores consagrados pelo Estado social democrático
Autor(es)Faria, Katarine Keit Guimarães Fonseca de
Data de publicação05-2001
ResumoTrata das características das duas principais concepções do Estado, o liberal e o social democrático, e as suas respectivas influências no modo de exercer o poder jurisdicional. Analisa, por um ângulo publicista, os princípios processuais que norteiam a atividade instrutória do juiz. Estuda os poderes instrutórios do juiz: sua extensão, sua compatibilidade com as regras do ônus da prova e sua efetiva utilização nas ações que versam sobre direitos indisponíveis, mais especificamente, nas ações de investigação de paternidade.
AssuntosJuiz, responsabilidade, Brasil
Instrução (processo civil), Brasil
Juízo de instrução, Brasil
Estado liberal, Brasil
Estado democrático de direito, Brasil
FonteFARIA, Katarine Keit Guimarães Fonseca de. Juiz instrutor: uma tendência de ampliação da atividade instrutória oficial em face dos valores consagrados pelo Estado social democrático. Revista Esmafe: Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, Recife, n. 2, p. 253-281, maio 2001. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27750>. Acesso em: 12 fev. 2010.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27750
Arquivo TamanhoFormato 
tendencia_ampliacao_atividade_instrutoria.pdf617.4 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: