TítuloAbertura do curso de aperfeiçoamento para vitaliciamento e promoção de magistrados da Escola da Magistratura do Distrito Federal
Autor(es)Naves, Nilson Vital
Data de publicação2008
ResumoComenta que não há como o Judiciário melhorar sem que, antes, bem se formem e mais se aprimorem os homens que nele lidam. Aborda a proposta de criação de uma escola de caráter nacional que contribuísse para o aperfeiçoamento da magistratura brasileira, que, dada a sua feição de convergência, fixasse diretrizes para uma prestação jurisdicional ágil, precisa e uníssona. Trata da instalação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, uma inédita previsão constitucional. Ressalta seu funcionamento junto ao Superior Tribunal de Justiça, com a colaboração dos tribunais estaduais e dos regionais. Destaca resoluções dispondo sobre o curso de formação para ingresso na magistratura, dos cursos de aperfeiçoamento para fins de vitaliciamento e promoção, e do curso de formação para ingresso na carreira. Declara que o objetivo maior dos cursos de aperfeiçoamento é aprimorar os magistrados, promovendo-lhes a reciclagem nas etapas seguintes ao ingresso na carreira.
NotasPalavras proferidas na abertura do curso de aperfeiçoamento para vitaliciamento e promoção de magistrados da Escola da Magistratura do Distrito Federal, Brasília, 16.04.08.
AssuntosMagistrado, Brasil
Escola de magistratura, Brasil
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Brasil) (ENFAM)
Ministro de tribunal superior, discursos etc., Brasil
Magistrado, formação profissional, Brasil
Magistrado, treinamento, Brasil
Escola da Magistratura do Distrito Federal (Brasil)
Naves, Nilson Vital, discursos etc.
FonteNAVES, Nilson Vital. Abertura do curso de aperfeiçoamento para vitaliciamento e promoção de magistrados da Escola da Magistratura do Distrito Federal. BDJur, Brasília, DF, 22 mar. 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27907>. Acesso em: 23 jan. 2012.
TipoDiscurso
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27907
Arquivo TamanhoFormato 
Abertura_Curso_Aperfeiçoamento.doc.pdf74.42 kBPDFVisualizar