TítuloPropriedade intelectual e preços diferenciados de medicamentos essenciais : políticas de saúde pública para países em desenvolvimento
Autor(es)Polido, Fabrício Pasquot
Salomão Filho, Calixto
Basso, Maristela
Data de publicação07-2005
ResumoExamina a indispensável relação entre uma adequada alocação de direitos de propriedade intelectual e o acesso à saúde pública, abordando algumas questões relativas à proteção patentária na indústria farmacêutica, a função do direito concorrencial a ela associada, a implementação de políticas de preços diferenciados para medicamentos essenciais nos países em desenvolvimento e de menor desenvolvimento relativo e medidas de subsídio cruzado de patentes para P&D em medicamentos para doenças tropicais. Enfatiza ainda temas estabelecidos na agenda atual da Organização Mundial da Saúde ( OMS ) e da Organização Mundial do Comércio ( OMC ) referentes aos instrumentos institucionais e políticas públicas de acesso à saúde nos países em desenvolvimento. São considerados os recentes debates sobre a proteção dos direitos patentários e observância, pelos países membros da OMC, das importantes previsões da Declaração de Doha sobre TRIPS e Saúde Pública.
AssuntosPropriedade intelectual, Países em desenvolvimento
Direito à saúde, Brasil
Solução de conflito, Países em desenvolvimento
Indústria farmacêutica, patente, Países em desenvolvimento
Direito da concorrência, Países em desenvolvimento
Medicamento, preço, Países em desenvolvimento
Saúde pública, Países em desenvolvimento
Política de saúde, Países em desenvolvimento
Organização Mundial de Saúde (OMS)
FontePOLIDO, Fabrício Pasquot; SALOMÃO FILHO, Calixto; BASSO, Maristela. Propriedade intelectual e preços diferenciados de medicamentos essenciais: políticas de saúde pública para países em desenvolvimento. Revista de Direito Público da Economia, Belo Horizonte, v. 3, n. 11, jul. 2005. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/29101>. Acesso em: 14 out. 2011.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/29101
Arquivo TamanhoFormato 
propriedade_intelectual_precos_polido.pdf305.08 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: