TítuloQuestões mais comuns arguidas em ações sobre o FGTS de competência da justiça federal
Autor(es)Franciulli Netto, Domingos
Data de publicação30-11-2000
ResumoApresenta um histórico da criação do FGTS, seu conceito e objetivos principais, além de mostrar qual é sua primordial fonte de recursos, como estes são aplicados e como é regido o Fundo. Também aborda a falta de consenso na doutrina sobre a sua natureza jurídica, e a disciplina legal que lhe fundamenta e estabelece as hipóteses em que as contas vinculadas do FGTS podem ser movimentadas. Por fim, debate as proposições mais recorrentes argüidas em ações sobre o FGTS de competência da Justiça Federal, relacionadas à correção monetária dos depósitos efetuados pela empregadora, aos índices aplicáveis e aos expurgos inflacionários.
NotasPalestra proferida no “V Encontro Regional da Advocacia-Geral da União – 3ª Região”, realizado no auditório do SESC, Vila Mariana, São Paulo, em 30.11.2000.
AssuntosFundo de Garantia do Tempo de Serviço (Brasil) (FGTS)
Justiça federal
Competência
Correção monetária
Expurgo inflacionário
FonteFRANCIULLI NETTO, Domingos. Questões mais comuns arguidas em ações sobre o FGTS de competência da justiça federal. Brasília, DF, 2000. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/296>. Acesso em: 15 fev. 2012.
TipoPalestra
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/296
Arquivo TamanhoFormato 
Questões_Mais_Comuns.pdf153.03 kBPDFVisualizar