TítuloCrime de apropriação indébita previdenciária : exclusão da culpabilidade por inexigibilidade de conduta diversa
Autor(es)Brettas, Ana Vitória Fernandes
Data de publicação2010
ResumoAborda os pontos de divergência na doutrina e na jurisprudência em torno do fato de as dificuldades econômicas enfrentadas pela empresa terem ou não o condão de excluir a pretensão punitiva do Estado em relação à omissão de recolhimento de contribuições previdenciárias, inadequadamente denominada “apropriação indébita previdenciária”. Trata-se de um tema de grandes repercussões práticas e de vital importância em face das sérias consequências da propositura de uma ação penal de forma indiscriminada contra qualquer cidadão, bem como da proibição constitucional de prisão por dívida.
NotasMonografia apresentada como requisito para a conclusão do curso de pós-graduação “lato sensu” em Direito Penal e Processo Penal pela ATAME pós-graduação e cursos.
AssuntosApropriação indébita, Brasil
Contribuição previdenciária, Brasil
Crime contra a previdência social, Brasil
FonteBRETTAS, Ana Vitória Fernandes. Crime de apropriação indébita previdenciária: exclusão da culpabilidade por inexigibilidade de conduta diversa. 2010. 54 f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processo Penal) – ATAME, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/33337>. Acesso em: 4 out. 2010.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/33337
Arquivo TamanhoFormato 
Crime_apropriação_indebita_Brettas.pdf332.18 kBPDFVisualizar