TítuloA função do processo no estado democrático de direito
Autor(es)Netto Júnior, Giovanni Fialho
Data de publicação2010
ResumoAnalisa o problema da legitimidade do instrumento do processo civil, tendo em vista sua necessária aceitação pela sociedade como meio de manifestação do poder Estatal. O ser humano, possuindo senso crítico, busca desconstituir os atos ou decisões praticados por seus semelhantes com os quais discorda, tentando demonstrar sua ilegitimidade. O processo judicial, dessa forma, como meio regular de solução de conflitos, também precisa ser legítimo para que seus meios e fins sejam respeitados e cumpridos. Essa aceitação, todavia, mesmo que intrínseca, deveria, em tese, ser alinhada com: (a) o meio do processo (apuração dos fatos), pelo chamado devido processo legal formal; (b) pelo conteúdo das decisões produzidas como decorrência dessa concatenação fática (devido processo legal material); e (c) pela aceitação das partes da decisão judicial proferida. Busca-se, assim, aferir, por meio da presente pesquisa, se é legítima a decisão que não observe alguma dessas premissas.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil aplicado às atividades profissionais dos Servidores do Superior Tribunal de Justiça.
AssuntosEstado democrático de direito, Brasil
Devido processo legal, Brasil
Legitimidade, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), jurisprudência
FonteNETTO JÚNIOR, Giovanni Fialho. A função do processo no estado democrático de direito. 2010. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito Processual Civil aplicado às atividades profissionais dos Servidores do Superior Tribunal de Justiça) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35683>. Acesso em: 14 fev. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35683
Arquivo TamanhoFormato 
Função do processo.pdf458.38 kBPDFVisualizar