TítuloAspectos constitucionais do imposto sobre serviço de comunicação
Autor(es)Verguelro, Guilherme Von Müller Lessa
Data de publicação2002
ResumoTraça aspectos constitucionais do imposto sobre serviço de comunicação. Analisa o sentido do vocábulo comunicação posto na Constituição. Focaliza diversas teorias da Comunicação com a finalidade de encontrar aquela que melhor se compatibiliza as lentes jurídicas e enfoca a comunicação com maior propriedade. Aponta os contornos da sua materialidade e, mediante um quadro esquemático, fixa as espécies de sujeitos possíveis. Conclui que seu critério material consiste no oferecimento de um canal artificial e seu predecessor pode ser tanto os pólos da relação comunicativa, quanto um terceiro. Trata das diversas espécies de serviços de telecomunicações existentes, bem assim do serviço de valor adicionado, com o objetivo de verificar se esses eventos estão encampados ou não pelo seu título de competência.
NotasDissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontificia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de. Mestre em Direito (Direito Tributário), sob orientação do Professor Doutor Paulo de Barros Carvalho.
AssuntosServiço de comunicação, impostos, aspectos constitucionais, Brasil
Serviço de comunicação, natureza fiscal, Brasil
Prestação de serviços, impostos, aspectos constitucionais, Brasil
Isenção tributária, Brasil
Internet, natureza fiscal, Brasil
Radiodifusão, natureza fiscal, Brasil
Competência tributária, Brasil
FonteVERGUEIRO, Guilherme von Müller Lessa. Aspectos constitucionais do imposto sobre serviço de comunicação. 2002. 265 f. Dissertação (Mestrado em Direito Tributário) – Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/36829>. Acesso em: 17 mar. 2011.
TipoDissertação
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/36829