TítuloA reforma previdenciária trazida pela Emenda Constitucional n. 41, de 19 de dezembro de 2003 : a contribuição dos inativos e pensionistas e os princípios da segurança jurídica e da proporcionalidade
Autor(es)Figueiredo, Sylvia Marlene de Castro
Data de publicação08-2004
ResumoAnalisa se a instituição da contribuição previdenciária, nos termos do artigo 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, incidente sobre a parcela dos proventos das aposentadorias de servidores públicos inativos, e das pensões de seus dependentes, encontra, ou não, supedâneo em nosso sistema constitucional brasileiro, especialmente à luz dos princípios da segurança jurídica e da proporcionalidade. Afirma que as emendas constitucionais não podem suprimir direitos e garantias assegurados constitucionalmente, preservando-se o princípio da segurança jurídica, e que compete ao aplicador do direito rechaçar normas que não compadeçam com os princípios trazidos à baila.
NotasACESSO RESTRITO: em respeito à Lei de Direitos Autorais, trata-se de documento de uso interno do STJ.
AssuntosContribuição previdenciária, análise, Brasil
Proventos, Brasil
Servidor público, aposentadoria, pensões, Brasil
Segurança jurídica, Brasil
FonteFIGUEIREDO, Sylvia Marlene de Castro. A reforma previdenciária trazida pela emenda constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003: a contribuição dos inativos e pensionistas e os princípios da segurança jurídica e da proporcionalidade. Revista do Tribunal Regional Federal 3ª Região, n. 66, p. 11-39, jul./ago. 2004.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/38744
Arquivo TamanhoFormato 
Reforma_previdenciária_trazida_emenda.pdf127.24 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: