TítuloIguais, mas separados : os homossexuais e as forças armadas = Separate but equal : the homosexuals and armed forces
Autor(es)Rocha, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira
Data de publicação01-2011
ResumoAnalisa o tema da homossexualidade nas Forças Armadas sob a ótica dos direitos civis e das garantias individuais. Analisa, igualmente, o conceito de coesão – social e da missão – a fim de inferir as repercussões de soldados homossexuais no corpo da tropa. Adentra o direito comparado avaliando a jurisprudência de cortes internacionais. Por fim, defende que a cultura militar não mais pode ignorar a existência de homossexuais como cidadãos marcados por formas de pertencimento e de adstrição de identidades legítimas, revestidas de fundamentalidade e, por isso mesmo, clausuladas como pétreas pela Constituição Brasileira.
AssuntosForças armadas, discriminação
Homossexualidade
Direito comparado
FonteROCHA, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira. Iguais, mas separados: os homossexuais e as forças armadas = Separate but equal: the homosexuals and armed forces. Revista Brasileira de Direito Constitucional, São Paulo, n. 17, p. 139-165, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/42655>. Acesso em: 19 out. 2011.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/42655
Arquivo TamanhoFormato 
iguais_mas_separados_rocha.pdf1.06 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: