TítuloA aplicabilidade da Constituição da República em conflitos urbanos pelo acesso à terra : uma interpretação material e não meramente formalista do direito
Autor(es)Bastos, Cristiano de Melo
Santos, Fábio Alves dos
Bastos, Flávia Mota
Data de publicação04-2012
ResumoAnalisa a aplicação da Constituição Federal para a resolução de conflitos de interesses na disputa pela posse da terra em áreas urbanas envolvendo coletividades de pessoas pobres. Examina os contextos social e jurídico em que estão as famílias que ocupam grandes áreas urbanas ociosas e avalia as concessões de liminares de reintegração de posse pelo Poder Judiciário. Esclarece que os posicionamentos expostos têm como pano de fundo decisões do Poder Judiciário em Minas Gerais que não favoreceram milhares de famílias que, em Belo Horizonte, aguardam cumprimento de liminares de reintegração de posse. Versa sobre a proteção do pobre pela Justiça.
AssuntosPosse da terra, aspectos constitucionais, Brasil
População de rua, Belo Horizonte (MG)
Assentamento humano, Brasil
Conflito social, aspectos constitucionais, Brasil
Função social da propriedade, Brasil
Reintegração de posse, Brasil
Litígio, Brasil
Poder judiciário, Brasil
Pobre, proteção, Brasil
Brasil. [Constituição (1988)]
FonteBASTOS, Cristiano de Melo; SANTOS, Fábio Alves dos; BASTOS, Flávia Mota. A aplicabilidade da Constituição da República em conflitos urbanos pelo acesso à terra: uma interpretação material e não meramente formalista do direito. Revista Brasileira de Direito Público, Belo Horizonte, v. 10, n. 37, abr./jun. 2012. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/47746>. Acesso em: 5 jul. 2012.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/47746
Aparece nas coleções: