TítuloPrincipais Limites Impostos pelo Direito de Imagem à Produção Fotográfica
Autor(es)Carvalho, Henrique Bulhões de
Data de publicação2006
ResumoCuida-se de trabalho que, com vistas a balizar o trabalho de fotógrafos profissionais ou amadores, procura definir o conceito de direito de imagem e suas inter relações com o direito de informação – ambos de matriz constitucional –, bem como estudar alguns casos jurisprudenciais que retratam a forma como os tribunais superiores vêm decidindo as demandas sobre esse tema. Também são analisados os direitos que o autor de obras fotográficas possui sobre ao seu trabalho. As questões concernentes à relação entre a fotografia e o conceito de obra de arte e o relacionamento entre fotógrafos e fotografados são objeto de capítulo próprio. Por fim, discute-se casos específicos em que existiriam potenciais riscos de lesões aos direitos de imagem, definindo-se alguns parâmetros úteis para a produção de obras fotográficas, visando minimizar o risco de se incorrer em violações aos direitos de imagem de terceiros.
NotasMonografia apresentada para a obtenção do título de especialista em Direito, Estado e Constituição do Curso de Pós Graduação em Direito, Estado e Constituição, Faculdade de Ciências Jurídicas do Planalto Central, União Educacional do Planalto Central – Uniplac.
AssuntosFotografia
Fotógrafo
Direito autoral
Direito moral do autor
Direito patrimonial do autor
Imagem
FonteCARVALHO, Henrique Bulhões de. Principais limites impostos pelo direito de imagem à produção fotográfica. 2006. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Faculdade de Ciências Jurídicas do Planalto Central, União Educacional do Planalto Central, Brasília, 2006.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8414
Arquivo TamanhoFormato 
Principais_Limites_Impostos.pdf279.96 kBPDFVisualizar