TítuloO negócio jurídico
Autor(es)Oliveira, Eduardo Andrade Ribeiro de
Data de publicação2002
ResumoTrata sobre o tema "negócio jurídico". Comenta que a característica do negócio jurídico "consiste no fato de os efeitos jurídicos serem produzidos pela manifestação da vontade, efeitos estes eleitos por quem a enuncia". Compara o Código Civil de 16 e o de 2002 no que se refere a regulação dos requisitos de validade do negócio jurídico. Examina as modificações ocorridas no novo Código Civil em relação a incapacidade, bem como, a expressão de vontade e a sua declaração. Fala também sobre a inclusão no Código, na Parte Geral, de capítulo sobre a representação tanto legal quanto a convencional. Tece considerações ainda sobre os defeitos dos negócios jurídicos e também ao tratamento dado à simulação.
NotasPalestra proferida no seminário realizado em 15.02.2002. Anais dos seminários da EMERJ em debate do Código Civil de 2002 e de 1916
ACESSO RESTRITO: em respeito à Lei de Direitos Autorais, trata-se de documento de uso interno do STJ.
AssuntosNegócio jurídico, Brasil
Vontade, direito, Brasil
Ato ilícito, Brasil
Capacidade jurídica, Brasil
FonteOLIVEIRA, Eduardo Andrade Ribeiro de. O negócio jurídico. Revista da EMERJ Especial. Anais do EMERJ debate o Novo Código Civil. Rio de Janeiro. Parte I, p. 85-94, fev./jun. 2002.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8485
Arquivo TamanhoFormato 
O_Negócio_Jurídico.pdf89.87 kBPDFVisualizar