TítuloA responsabilidade civil pelo dano ambiental no Direito brasileiro e as lições do Direito Comparado
Autor(es)Benjamin, Antonio Herman de Vasconcellos e
Data de publicação1998
ResumoTrata dos danos causados ao meio ambiente, como um dos grandes desafios jurídicos na transição de milênios e da necessidade de um regime especial para a responsabilidade civil pelo dano ambiental. Comenta as funções da responsabilidade civil, das bases principiológicas, da precaução do poluidor-pagador e do usuário-pagador e da reparação integral, em se tratando de matéria ambiental. Ressalta os direitos de vizinhança, como exemplo de proteção indireta do meio ambiente no sistema do código civil. Comenta, também, a lei n. 6.938/81, analisando os pontos de proteção direta do meio ambiente, do sujeito responsável na lei e da vítima na lei. Conclui falando sobre as várias faces do nexo causal e superação dos obstáculos.
NotasTexto de autoria de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
AssuntosDireito ambiental, Brasil
Responsabilidade civil, aspectos ambientais, Brasil
Brasil. [Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981]
FonteBENJAMIN, Antonio Herman de Vasconcelos e. A responsabilidade civil pelo dano ambiental no direito brasileiro e as lições do direito comparado. BDJur, Brasília, DF. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/8632>. Acesso em: 12 jun. 2012.
BENJAMIN, Antonio Herman de Vasconcelos e. A responsabilidade civil pelo dano ambiental no direito brasileiro e as lições do direito comparado. Roma e America: diritto romano comune, Roma, jun. 1998. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/8632>. Acesso em: 12 jun. 2012.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8632
Arquivo TamanhoFormato 
A_Responsabilidade_Civil.pdf227.27 kBPDFVisualizar