TítuloO Princípio da Legalidade e Sua Aplicabilidade ao IPI e ao ICMS
Autor(es)Oliveira, Júlio M. de
Data de publicação2006
ResumoTrata da construção do principio da legalidade, considerada a regra matriz de incidência tributária do imposto sobre produtos industrializados (IPI) e as regras matrizes de incidência tributária do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior (ICMS). Nesse processo da construção da legalidade do IPI e do ICMS, detecta as graves imperfeições do direito positivo e conclui que grande parte do tecido normativo desses impostos carece de legitimidade popular e não atende o princípio da legalidade, nos moldes defendidos neste trabalho.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 336.22(81) O48p Código de barras: STJ00065822
AssuntosDireito Tributário
IPI
ICMS
Princípio da Legalidade
EditoraQuartier Latin
FonteOLIVEIRA, Júlio M. de. O princípio da legalidade e sua aplicabilidade ao IPI e ao ICMS. São Paulo: Quartier Latin, 2006. 448 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8635
Arquivo TamanhoFormato 
O_Princípio_da_Legalidade.pdf20.24 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: